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7 estratégias de engajamento no Facebook para captação de clientes

O Facebook ostenta impressionantes 2,2 bilhões de usuários ativos mensalmente. Os dados foram divulgados pela companhia em março de 2018. Por isso, toda estratégia de captação de clientes deve considerar essa gigante plataforma social.

Como aumentar o engajamento no Facebook

Embora curtidas e comentários nem sempre se convertam em vendas, esses são recursos importantes para tornar sua marca conhecida. E existem diferentes estratégias para melhorar o engajamento do público na rede de Mark Zuckerberg. As sugestões a seguir são apenas algumas das possibilidades. Confira!

  1. Celebre datas comemorativas

O engajamento no Facebook depende da relevância do conteúdo. Se o material estiver online no momento certo, despertará mais atenção.

As efemérides são ótimas oportunidades para isso. Não se restrinja aos feriados consagrados, como Natal e Páscoa. Faça posts que celebrem datas relativas ao seu público-alvo. Se tem um restaurante italiano, por exemplo, comemore o Dia da Pizza (10 de julho).

  1. Participe de um grupo

Grupos do Facebook reúnem pessoas em torno de um assunto em comum. Ao compartilhar informação com frequência nesses espaços, você acaba se tornando uma autoridade no tema.

Se sua concessionária tem um blog com dicas de manutenção de automóveis, vale a pena publicar os links numa comunidade de apaixonados por carros. Só não faça propaganda. Tente inserir-se na conversa naturalmente.

  1. Publique enquetes

Uma boa maneira de incentivar o público à participação é postar pesquisas, quizzes e enquetes. Pergunte aos seguidores o que eles farão no fim de semana. Veja o que pretendem comprar para o Dia das Mães. Além de fomentar interesse pelo diálogo, essa ação também ajuda a compreender os hábitos do consumidor um pouco mais.

  1. Apareça na hora certa

Atividade em redes sociais é questão de timing. Lembra-se da dica 1? Pois a hora certa importa tanto quanto a data.

A empresa CoSchedule publicou um compêndio com 23 estudos sobre o melhor horário para publicar no Facebook. Segundo o levantamento, os períodos mais quentes seriam 9h, 13h e 15h, de quinta-feira a domingo. Parece que o fim de semana deixa as pessoas mais animadas…

  1. Utilize o Stories

Esse recurso, copiado do Snapchat, cria certo senso de urgência. Como as fotos e os vídeos publicados no Stories desaparecem em 24 horas, muitos usuários permanecem online para não perder as novidades. A possibilidade de enviar respostas via Direct Message também reforça o engajamento no Facebook.

  1. Promova a participação ativa

Dados compilados pela Hubspot indicam que conteúdo visual tem 40 vezes mais chances de ser compartilhado, em comparação a outros tipos de post. Portanto, sua marca deve ser vista para ser lembrada.

Uma estratégia bacana é solicitar que os próprios clientes publiquem fotos do bar ou da loja. De preferência, indique uma hashtag para acompanhar a imagem. Você pode oferecer vantagens em troca, como sobremesa grátis ou desconto nas compras.

  1. Produza vídeos

Os usuários passam até cinco vezes mais tempo assistindo a vídeos que consumindo material estático. Esses números, referentes tanto ao Facebook quanto ao Instagram, foram coletados no Reino Unido e nos Emirados Árabes. Porém, a tendência é mundial.

Nesse aspecto, o engajamento no Facebook acontece de várias maneiras. Se você não tiver orçamento para produzir um anúncio em vídeo, experimente fazer um live numa ocasião especial. Tem uma clínica de cirurgia plástica? Promova uma sessão de perguntas e respostas sobre rinoplastia. Montou uma banda? Transmita o ensaio ao vivo e conquiste novos fãs. As opções para manter a conversa rolando são inúmeras.

 

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Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

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