Fator | Performance Driven Marketing
Google Ads para advogados

7 dicas de Google Ads para advogados e escritórios de advocacia

O marketing na advocacia é um assunto delicado. A OAB não costuma gostar muito que advogados façam “anúncios” e é bem claro em seu código de ética sobre isso. Entretanto, o mercado digital mudou muito a forma como os anúncios funcionam, e canais (como o Google Ads) trouxeram um conceito de anúncio que é baseado no interesse do usuário. Muito mais “ético” e transparente. 

A própria pesquisa orgânica é muito benéfica, e bons advogados e escritórios de advocacia conseguem ter tráfego relevante através de estratégias de inbound marketing. Entretanto, em grande parte das vezes, não é suficiente para criar um fluxo constante de leads. 

As estratégias de pesquisa paga, como o Google Ads, podem ajudar diretamente a atingir as metas necessárias de crescimento, seja para uma empresa ou um escritório de advocacia. 

Marketing para Escritórios de Advocacia: Entendendo o Google Adwords para os Advogados

Nesse artigo vamos separar algumas dicas importantes para escritórios e advogados que buscam se destacar através do Google Ads. 

1. CONHEÇA SEU MERCADO – E DIFERENCIE-SE DENTRO DELE

A concorrência pelo tráfego de mecanismos de busca é acirrada, especialmente para advogados. Comece com uma análise competitiva: pesquise palavras-chave específicas, especialmente as locais (por exemplo, “advogado criminalista em Porto Alegre”), para ver quais anúncios são exibidos. Isso lhe dará uma visão mais completa e ajudará você a ver como pode se diferenciar como profissional ou atuação:

Para fazer isso:

  • Destaque seus principais diferenciais: Em outras palavras, o que faz você melhor? Atendimento 24 horas? Advogados reconhecidos em seu segmento no escritório? Enfatize os benefícios que os clientes podem esperar de você.
  • Use extensões de anúncio: Isso inclui ligação, localização, texto explicativo, análises e link do site, e o uso de várias extensões pode ajudar a ocupar o máximo de espaço possível nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.
  • Verifique se você tem um CTA (Call to Action) claro: Sua chamada para ação deve levar os usuários a realizarem uma ação específica. Verifique se ele está diretamente relacionado ao seu anúncio. Você deve ser bem claro sobre o que deseja que os pesquisadores façam (mas aqui vale o cuidado com regras de ética da OAB).

2. USE O GEOLOCALIZAÇÃO COM EFICIÊNCIA

Quando as pessoas precisam de um advogado, devem ter um em sua própria região. A segmentação de locais específicos é essencial no Google Adwords para advogados. Essa segmentação não significa apenas usar palavras-chave como “advogado tributário RS”. Até isso é muito amplo. Quais cidades você atende? Porto Alegre? Caxias? Alegrete?

No Google Ads, vá para Configurações e, em seguida, Locais. Selecione sua cidade ou região. Evite usar a opção de “raio”, pois o Google não é muito preciso quanto a isso. O grau mínimo de segmentação geográfica deve ser a cidade. 

3. ALINHE SEUS ANÚNCIOS À INTENÇÃO DO USUÁRIO QUE ESTÁ BUSCANDO

É importante que seus anúncios sejam relevantes para onde os usuários estão em sua “jornada do cliente“. Digamos, por exemplo, que pesquisem uma frase como “O que faço depois de sofrer um acidente de carro?” Direcioná-los para uma página de Perguntas frequentes ou um artigo sobre o assunto é mais eficaz do que levá-los para uma página de destino, onde você diz que receberá uma compensação financeira. No momento, não está alinhado com as necessidades deles.

Por outro lado, se procurarem “advogado de trânsito em Porto Alegre”, estão prontos para dar o próximo passo e talvez agendar uma consulta. Certifique-se de que seus anúncios os levem ao destino certo.

4. PRIORIZAR LIGAÇÕES AO INVÉS DE APENAS CLIQUES

Uma ligação telefônica é mais eficiente que um clique; é mais imediato e é mais provável que os leads sejam convertidos. Use a pesquisa paga para direcionar mais ligações para seu escritório.

  • Lançar campanhas apenas de ligações. Em vez de direcionar um pesquisador para uma página de destino, esses anúncios usam um número de telefone. As pessoas não precisam dar o passo extra de ir para a página de destino, encontrar o número e depois ligar. É muito mais simplificado, e eles podem se conectar diretamente ao escritório.
  • Use extensões de ligação. Outra maneira de inserir seu número de telefone nos resultados da pesquisa.
  • Acompanhe suas ligações. Lembre-se de rastrear suas ligações de volta à fonte para avaliar a eficácia de sua estratégia. Você também pode ver quando a maioria das ligações é recebida para otimizar os gastos com anúncios durante esses períodos.
  • Implemente um serviço de atendimento de ligações 24/7. Pessoas em crise precisam entrar em contato com você fora do horário comercial. Um sistema de 24 horas pode rotear chamadas para funcionários que podem direcionar as chamadas para os recursos certos. Ter um advogado de plantão também é importante para que você possa retornar as chamadas imediatamente.

5.UTILIZE VÍDEOS EM SUAS PÁGINAS DE DESTINO DAS CAMPANHAS

O vídeo hoje domina o mundo digital. Os consumidores desejam receber informações nesse formato e, além disso, isso ajuda a criar confiança ao conhecer melhor o profissional que está do outro lado. Um vídeo na página de destino pode, por exemplo, explicar um problema jurídico complexo em termos claros e dar uma cara ao seu escritório. Transmite credibilidade.

Outra ótima opção é criar depoimentos em vídeo: as pessoas confiam mais em outras pessoas do que nas marcas, pelo menos inicialmente. Isso os ajudará a se relacionar com os clientes que você ajudou e a criar confiança de que você pode ajudá-los.

6. USE O CHAT OU WHATSAPP INTEGRADO

Cada cliente tem necessidades individuais e uma situação única. E existem diversas perguntas que você não pode responder com um FAQ ou vídeo padrão. O acesso rápido para conversar com um profissional via whatsapp ajuda muito o usuário que está com uma dúvida importante, mesmo antes de estar pronto para um contato telefônico ou até mesmo uma consulta

E, mais importante, esse acesso inicial transmite uma sensação de “conforto”, de receber a atenção profissional necessária. E pode levar o usuário à agendar a consulta logo em seguida. 

7. MONITORE SEUS ESFORÇOS

Analisar continuamente as estratégias é algo muito importante. Por exemplo, um anúncio pode estar gerando todos os tipos de cliques. Ótimo! Mas as pessoas estão abandonando a página de destino? Você está perdendo dinheiro nesse caso. Você precisa descobrir o que está funcionando, o que não está e onde seus recursos podem ser usados ??da melhor maneira possível.

Em muitos casos, basta um teste A / B simples. Esse CTA ajuda na conversão? E se mudarmos a posição? A cor? O texto? Rode duas versões do anúncio para ver qual apresenta melhor desempenho.

O Google oferece uma série de ferramentas para ajudá-lo a analisar o desempenho – e fazer melhorias importantes. 

Hoje em dia o Google Adwords é uma das principais estratégias de marketing para advogados, e o principal motivo disso é o fato de não parecer uma estratégia de marketing. São anúncios extremamente direcionados que só estão aparecendo para os usuários que buscam por aquela solução, algo mais aceitável aos olhares éticos da OAB.

Conheça o trabalho da Fator.ag

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.