Fator | Performance Driven Marketing

7 boas práticas de anúncios no Facebook para você implementar

A principal razão pela qual você pode usar o Facebook para marketing é o fator de “alcance”. Com 2,5 bilhões de usuários ativos mensais, há uma alta probabilidade de seus possíveis clientes estarem atualmente na rede social.

No entanto, à medida que o Facebook crescia com o tempo, e à medida que mais e mais usuários (e marcas) começaram a aproveitá-lo, a competição por atenção cresceu junto com ele. É por isso que o alcance orgânico médio de uma página no Facebook caiu drasticamente e continua a diminuir.

Alcance orgânico do Facebook ao longo dos últimos anos

Sim, existem maneiras de melhorar seu alcance orgânico, mas se você deseja resultados mais rápidos e definitivos, a resposta é a publicidade no Facebook. Porque a plataforma evoluiu claramente de “construir uma audiência organicamente” para “pagar para jogar” ao longo dos anos.

Facebook de 2013 a 2015.

A publicidade no Facebook está crescendo e chegou para ficar. Uma rápida olhada nas estatísticas e você entenderá o verdadeiro poder dos anúncios no Facebook e como eles podem ajudar sua empresa a ganhar dinheiro.

93% dos profissionais de marketing dependem da plataforma para suas necessidades de publicidade. Está funcionando muito bem para todos aqueles que estão adotando uma abordagem estratégica. E aqueles que estão dispostos a experimentar o caminho para o sucesso.

Dito isto, obter um ROI alto com anúncios do Facebook não é tão fácil quanto parece. Você precisa implementar as boas práticas de anúncios do Facebook e trabalhar consistentemente em sua campanha.

Isso não significa que é algo complexo demais, porém tem muitas variáveis ??que você precisa alinhar. Seja para segmentar seus anúncios ou escolher o formato correto, você não pode ignorar as áreas importantes. Ou você acabará perdendo mais do que ganha.

O fato é que o Facebook não precisa ser uma ferramenta que você perde dinheiro. Em vez disso, pode ajudar você a tirar o máximo proveito do seu orçamento de publicidade, se continuar aprimorando sua campanha para melhorá-la. Apenas siga nossas boas práticas de anúncios do Facebook que compartilharemos com você hoje 🙂

Vamos agora analisar 7 boas práticas para anúncios no Facebook que não apenas ajudam a gerar resultados direcionados, mas também reduzem as chances de erros e de perder dinheiro.

7 boas práticas para os anúncios do Facebook para criar anúncios atraentes

Boa Prática nº 1: saiba exatamente quem você está atingindo

Em primeiro lugar, você precisa ser claro sobre quem exatamente você está atingindo. A idéia é alcançar apenas os usuários que estarão interessados ??no que você está oferecendo. Você deseja se conectar a usuários que…

  • Procuram descobrir e aprender mais sobre o seu tipo de conteúdo
  • Tem curiosidade sobre o que você vende e como seus produtos podem ajudar
  • São mais do que receptivos às suas mensagens de marketing

A segmentação dos usuários certos é uma daquelas boas práticas para anúncios do Facebook que geralmente são consideradas um dado adquirido. Principalmente porque as marcas sentem que quanto mais pessoas alcançarem, melhores resultados obterão.

Mas lembre-se de que grandes números não o levarão longe se seu ROI for baixo. Na maioria das vezes, ter um público claramente definido faz mais sentido, nem muito amplo nem muito estreito.

Tipos de audiências no Facebook

Para que a segmentação funcione, é importante que você, como marca, entenda…

  • Que tipo de plataformas sociais seu público-alvo usa atualmente
  • Quantos tipos de idiomas eles costumam usar
  • De que tipo de comunicação eles dependem
  • Qual o conteúdo que mais os excita e como eles se envolvem com ele

Com a quantidade certa de pesquisa, você poderá encontrar respostas para as perguntas acima.

Você também pode aproveitar o Audience Insights do Facebook para conhecer melhor seu público-alvo. A análise desses dados permitirá que você:

  1. Segmente seus anúncios de maneira mais profunda
  2. Crie uma chamada para o anúncio super-relevante que obtenha resultados

Lembre-se de que conhecer bem o seu público-alvo é importante para a exibição de anúncios bem-sucedidos no Faceboo . Portanto, dedique um tempo para entender quem você está atingindo e por quê.

Boa Prática nº 2: concentre-se em escrever um texto de anúncio melhor

Os anúncios do Facebook são popularmente conhecidos por serem visuais. Tenho certeza de que você pode imaginar um anúncio do Google sem uma imagem, mas não um anúncio do Facebook.

Não há dúvida sobre a importância de usar as imagens certas nos anúncios do Facebook. Eles podem criar ou quebrar sua campanha. De fato, de acordo com a HubSpot, os anúncios de sucesso no Facebook têm quase os mesmos elementos. Suas imagens são:

  • Claras
  • atraentes
  • familiares ou reconhecíveis
  • transmitem o produto, serviço ou evento
  • tem paleta de cores consistente
  • tem elementos que orientam os movimentos dos olhos
  • e apresentas as informações imediatamente

Você também deve escolher as cores certas para provocar as emoções certas do seu público-alvo. Em outro estudo, foi demonstrado que 85% dos consumidores dizem que a cor tem uma forte influência na sua decisão de compra.

No entanto, uma boa imagem é inútil se não for acompanhada de um texto de apoio igualmente bom.

Seu investimento em publicidade no Facebook só valerá a pena quando seu anúncio realmente causar impacto. Direitos autorais relevantes e poderosos não apenas ajudam a obter mais cliques no seu site, mas também orientam os usuários. Você pode chamá-lo de uma das boas práticas mais importantes para anúncios no Facebook.

Há três coisas que seu texto de apoio no anúncio do Facebook precisa fazer para funcionar:

  1. Persuadir
  2. Excitar
  3. Entreter

Quando você tem os três elementos acima em seu texto, é fácil estabelecer uma forte conexão com seu público. Também fornece a informação exata de que precisam para agir. Tornando-o parte integrante de um anúncio lucrativo do Facebook.

Aqui estão três maneiras simples de escrever o melhor texto de apoio com foco em conversão nos anúncios no Facebook:

  • Verifique se seu texto corresponde ao seu design

Obter o design certo para o seu anúncio no Facebook pode parecer uma luta, especialmente quando você gosta de marketing B2B. Como resultado, muitas empresas não levam seus criativos a sério e colocam uma imagem apenas para dizer que colocaram.

Eles não pensam muito se o visual combina com o texto do anúncio ou não. Mas usar uma imagem irrelevante para o anúncio é um erro que pode prejudicar sua campanha. Não oferece aos usuários do Facebook a experiência que eles merecem.

A última coisa que você deseja é confundir as pessoas que você está segmentando com seu anúncio. E é exatamente isso que acontece quando a imagem e o texto de apoio não “conversam”. O que naturalmente leva a uma menor taxa de resposta e um ROI ruim.

  • Atenha-se ao uso de um call-to-action claro

Os anúncios bem-sucedidos do Facebook não tentam alcançar muito. Eles são focados em atingir um único objetivo. É por isso que é importante que você tenha uma frase de impacto ou CTA que deixe claro seu objetivo principal.

Se você está tentando gerar mais leads ou alcançar mais vendas, precisa direcionar seus usuários a uma frase de impacto clara. Mesmo anúncios bem projetados do Facebook podem ter problemas de performance sem um CTA adequado. Portanto, dedique algum tempo a encontrar o caminho certo.

  • Diga Não ao Jargão Técnico e Sim à Linguagem Simples

Alguns dos melhores textos de apoio de anúncios escritos usam linguagem simples sem complicar as coisas. O objetivo de seu texto é convencer as pessoas a agir, não impressioná-las com suas habilidades no idioma. Remova toda a verbosidade e tente escrever seu anúncio no Facebook de uma maneira que seu público possa entender. Pense como ele. Escreva como ele.

Qualquer pessoa que esteja vendo seu anúncio não pode ter problemas em entender: – Sua oferta e o que é exatamente – Os benefícios que eles podem obter dele – Que ação você deseja que eles realizem.

Lembre-se, quanto mais fácil for entender e conectar seus anúncios pagos no Facebook , mais resposta você receberá. 

Boa Prática nº 3: Aproveite o remarketing do Facebook

Uma das melhores coisas sobre o uso de anúncios no Facebook é o fato de você não estar limitado a um determinado tipo de marketing. O Facebook oferece a liberdade de alcançar seus leads existentes através do remarketing para eles, o que pode tornar sua estratégia de publicidade ainda mais impactante. Na lista de boas práticas para anúncios no Facebook, o remarketing tem um lugar próprio e profundo.

Ao alavancar o remarketing no Facebook, você pode exibir seus anúncios para pessoas que já tiveram uma interação com sua marca no passado. Tal como…

  • Os visitantes anteriores do site
  • Seus clientes / clientes anteriores
  • Seus assinantes de newsletter atuais

O remarketing no Facebook é uma das maneiras mais eficazes de se reconectar com seus clientes em potencial ou leads com os quais você já teve algum tipo de interação. A razão pela qual esses leads são importantes é devido ao seu potencial de conversão, que é muito maior.

Essas pessoas já estão familiarizadas com sua marca e sabem o que você e seus produtos representam. Portanto, quando comparado a outros leads que não sabem muito sobre você, aqui mesmo um pequeno empurrão pode ser um grande empurrão.

 

Se você já tem uma quantidade significativa de tráfego acessando seu site todos os meses ou se tem uma lista de assinantes de e-mail direcionados, faz mais sentido fazer o remarketing para eles, em vez de criar seu próprio público. Você estará anunciando para pessoas que tem maior potencial de conversão, de forma mais controlada e precisa.

Porque dessa forma, você não apenas diminuirá suas chances de desperdiçar sua verba em publicidade, mas também obterá resultados mais rápidos.

Boa Prática nº 4: aproveite os anúncios baseados em vídeo

O Facebook é o maior concorrente do YouTube e, na verdade, deseja destroná-lo como uma plataforma de vídeo. Por quê? Porque um grande número de usuários do Facebook consome cada vez mais conteúdo de vídeo no Facebook regularmente.

Portanto, se você não adicionar vídeo ao seu mix de publicidade do Facebook, poderá estar deixando dinheiro em cima da mesa. É uma daquelas boas práticas para anúncios no Facebook que geralmente são ignoradas, pois exige mais esforço.

Mas lembre-se de que, quando bem feitos, os anúncios em vídeo do FB podem superar os anúncios gráficos. Eles podem provar ser uma parte poderosa da sua estratégia principal de marketing de vídeo.

Aqui estão algumas dicas úteis para alavancar efetivamente os anúncios baseados em vídeo no Facebook…

    • Use o texto com seus vídeos: o marketing de vídeo nem sempre é fácil. Às vezes, você cria vídeos que demoram um pouco para ficarem claros para o usuário. Portanto, se houver o risco de a mensagem do vídeo não ser entendida imediatamente, tente adicionar algum texto para manter os espectadores atraídos.

      Use um textp de apoio eficaz, juntamente com um título forte, para que eles prestem atenção ao seu vídeo antes que eles decidam rolar para longe.

 

  • Legendas: A imensa maioria das visualizações de vídeo no Facebook ocorrem no modo sem som, quando o usuário está rolando seu feed. Por isso, adicione legendas para ajudá-los a entender sobre o que se trata.
     

 

  • Comece bem: os primeiros 10 segundos do seu vídeo são muito valiosos. Eles podem criar ou interromper seu vídeo. Porque as pessoas geralmente saem nos primeiros segundos de um vídeo, se isso não lhes interessa. Portanto, certifique-se de chamar a atenção deles com um começo forte. Use imagens persuasivas logo no início para causar esse impacto. Dê aos espectadores exatamente o que eles estão procurando, para que continuem assistindo ao seu vídeo. Faça valer a pena assistir. 
  • Adote uma abordagem autêntica: Você já se perguntou por que uma foto de banco de imagens não funciona tão bem quanto uma foto real e natural? É porque o último parece mais autêntico. Da mesma forma, vídeos com aparência de atuação falsa / ruim não são tão atraentes quanto o conteúdo de vídeo real, genuíno e relacionável. O Facebook é um lugar onde as pessoas querem se conectar umas às outras. Portanto, como marca, seu trabalho é tornar seus anúncios em vídeo mais humanos e acessíveis. Esqueça os anúncios que você vê na televisão. Concentre-se mais em relação ao seu público-alvo de maneira autêntica. Procure falar diretamente com seus prospects / clientes. Somente então seus anúncios em vídeo se destacarão dos demais.

Boa Prática nº 5: monitore consistentemente o desempenho do seu anúncio

Nos dias anteriores, quando o rádio e a TV eram gigantes, a publicidade envolvia muitas suposições. Você realmente não podia avaliar a resposta da platéia. E depois que você lançava uma campanha, não conseguia fazer muita coisa.

No entanto, as coisas mudaram desde que a mídia social surgiu. Isso não apenas lhe deu mais controle sobre o desempenho de sua campanha de publicidade, como também o ajudou a ajustá-la de acordo. Todas as outras boas práticas para anúncios no Facebook falharão em ajudá-lo se você não estiver monitorando seu desempenho.

A idéia aqui é entender o desempenho do seu anúncio no Facebook e, lentamente, aprimorar cada anúncio para obter um desempenho ainda melhor. O Facebook faz do monitoramento de anúncios uma caminhada no parque, e é por isso que você deve usá-lo para ver se seu público está realmente se conectando aos seus anúncios. Com base nesse feedback, você pode alterar os vários elementos do seu anúncio.

Por exemplo:

  • Se seus anúncios não estão recebendo cliques suficientes, talvez você precise aprimorar seu texto de apoio ou alterar a frase de chamada.
  • Se seus anúncios não estiverem gerando o tipo certo de engajamento, talvez você precise alterar o visual ou, se for um anúncio em vídeo, tentar um vídeo diferente.
  • Se seus anúncios estão atingindo um pequeno número de seu público-alvo, convém ajustar sua estratégia de segmentação.

É fácil visualizar os dados de desempenho dos seus anúncios no gerenciador de anúncios no Facebook. Seja a sua primeira campanha de anúncios no Facebook ou a 100ª, você deve sempre se concentrar em melhorar seus anúncios em vez de iniciar uma nova campanha.

 

Ideias que você pode colocar em prática para testar:

  • Segmentar um tipo diferente de público ou criar um público personalizado
  • Aumentar ou diminuir seu orçamento com base na resposta
  • Alterar o cronograma para melhorar as chances de sucesso
  • Tentar otimizar a campanha de maneira diferente
  • Experimentar outras opções de entrega
  • Alterar o posicionamento de cada anúncio

Lembre-se de que, independentemente de sua experiência, você dificilmente conseguirá que o primeiro anúncio tenha ótima performance. Simplesmente não funciona assim. Você precisará trabalhar consistentemente para melhorar sua campanha de publicidade com testes e experimentações. Isso ajudará você a filtrar e encontrar os anúncios que realmente oferecem um alto retorno do seu investimento.

É importante evitar adivinhações e criar vários conjuntos de anúncios e anúncios independentes antes de lançar uma campanha. E, à medida que avança, você pode se livrar de qualquer anúncio com desempenho ruim e substituí-lo por anúncios melhores.

Reserve um tempo (alguns dias) para sua campanha para gerar dados valiosos que você possa analisar. Com esses dados, você poderá avaliar o desempenho do seu anúncio e entender o que está funcionando e o que não está. Os especialistas recomendam que você não comece a comparar o desempenho de seus anúncios até que, pelo menos 2.000 pessoas tenham visualizado seu anúncio.

Se você for paciente, não demorará muito para identificar os anúncios que estão fornecendo os melhores resultados. Depois de encontrar esses anúncios, você pode ajustá-los facilmente para melhorar os resultados e aproveitar ao máximo seu gasto total com anúncios.

Boa Prática nº 6: mantenha seu orçamento em foco

Quando se trata de anúncios no Facebook, o fato de você ter tanta liberdade na definição de seu próprio orçamento é ótimo. Na verdade, você pode iniciar uma campanha com R$ 5 e começar a ver alguns resultados.

No entanto, se você não acompanhar sua campanha e sua segmentação, poderá perder mais do que ganha. Como seu custo de publicidade no Facebook depende de vários fatores, desde o tamanho do seu público até o nicho que você está segmentando.

Orçamento diário x tempo de vida

O Facebook permite que você defina seu orçamento, mas é importante entender bem isso. Você pode escolher entre definir um orçamento diário (que é auto-explicativo) ou um orçamento vitalício (uma taxa fixa), em que o valor escolhido é distribuído uniformemente pelo período selecionado.

Quanto à definição do orçamento, não há regras rígidas. Depende completamente do tipo de risco que você pode correr e de quão bem você conhece seu público. Mas se você está apenas começando e está aprendendo as regras, faz sentido optar por um orçamento mais baixo e ir testando com mais calma.

Depois de ter certeza da resposta que está recebendo, você pode aumentar lentamente seu orçamento. Lembre-se de que cada uma das boas práticas de anúncios do Facebook que você aplicar fornecerá melhores resultados quando seu orçamento real estiver em vigor.

Faça testes A/B de seus anúncios

Quando se trata de executar uma campanha de anúncios lucrativa no Facebook, é importante executar um anúncio de teste antes de investir mais dinheiro em sua campanha. O bom é que o Facebook suporta isso com o recurso de teste A/B simplificado. E testar seus anúncios para encontrar os mais pobres se enquadra nas boas práticas essenciais de anúncios do Facebook 🙂

Ao dividir os anúncios em testes A/B, você saberá exatamente quais anúncios estão funcionando para você e terá um forte potencial. Cada variação de anúncio do seu anúncio que você escolhe dividir o teste leva você um passo mais perto de obter lucros mais altos.

Você pode e deve testar os seguintes elementos para melhorar sua campanha publicitária no Facebook:

  • Criativo de anúncio
  • Texto de apoio do anúncio
  • Título do anúncio
  • Tipos de anúncios
  • Público-alvo
  • Call-to-Action
  • Oferta ou Incentivo

Não importa o quão bom é o seu pressentimento, você deve sempre se concentrar em testar o caminho para o sucesso dos anúncios no Facebook. Tome decisões baseadas em dados, não em achismos. 

Quanto mais variações de anúncio você fizer no teste A/B, maior a certeza de sua campanha. Por último, mas não menos importante, se você já está experimentando anúncios do Google ou outros anúncios de custo por clique com sucesso, convém usar esse conhecimento para melhorar sua própria estratégia de publicidade no Facebook.

Boa Prática nº 7: tenha uma estratégia de longo prazo

Os anúncios do Facebook costumam ser comparados aos anúncios do Google; principalmente porque seguem um modelo de lances semelhante. No entanto, se você for mais fundo, verá uma grande diferença entre os dois.

As pessoas que pesquisam no Google geralmente procuram algo para comprar, ler etc. Mas os usuários do Facebook expostos aos seus anúncios não estão procurando nada, mas apenas navegando no feed de notícias.

Isso significa que, para realmente ter sucesso com a publicidade no Facebook, você não deve pensar em retornos instantâneos. Mas prefira ter uma estratégia de longo prazo.

Por exemplo, se você estiver usando anúncios do Facebook para gerar leads para seus negócios imobiliários, precisará ter certeza de como irá nutrir e converter esses leads em clientes pagantes a longo prazo. Essa é a única maneira de obter um retorno positivo do investimento. Você precisa tratar sua publicidade no Facebook como o primeiro passo para introduzir as pessoas interessadas em seu funil de vendas.

Portanto, se sua campanha publicitária no Facebook visa gerar mais engajamento, tráfego, leads ou vendas, você precisa pensar a longo prazo para evitar perdas. Em sua busca para encontrar e aplicar as melhores práticas de anúncios no Facebook, você não deve esquecer a importância de ter uma visão de longo prazo.

Na Fator Digital, usamos essas boas práticas dos anúncios do Facebook todos os dias. Sabemos que eles funcionam porque vimos elas funcionarem. Quer entender mais? Que tal conversar conosco?

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.