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6 dicas para melhorar sua landing page em campanhas de Google Ads

Uma landing page serve, basicamente, para a conversão de leads. Não importa se seu objetivo é fazer o usuário preencher um cadastro, baixar um e-book ou assinar uma newsletter: o caminho para a ação sempre vai passar por essa rota.

Embora pareça simples, muitas empresas falham na hora de elaborar a estratégia de Google Ads. Isso porque elas aproveitam a oportunidade para sugerir leituras no blog, apresentar outros serviços ou indicar o endereço da loja mais próxima. Todos esses elementos são distrações que podem prejudicar o desempenho da campanha.

A seguir, listamos algumas dicas para uma landing page simples e objetiva. São pequenos ajustes que podem melhorar bastante a sua performance digital. Confira:

  1. Elimine as distrações da landing page

Para começar, reiteramos que a página não deve conter distrações. Isso inclui links, botões e barras laterais com conteúdo para outras áreas do site. Sim, seu blog corporativo pode estar cheio de posts úteis para o usuário, mas esse não é o momento de trabalhar o material. Atenha-se ao mais importante: a conversão.

Os melhores exemplos de landing pages eficientes são os mais simples. Quanto menos informação na tela, melhor.

  1. Tenha uma mensagem clara e persuasiva

Justamente porque a ideia é utilizar poucas palavras, cada uma delas é decisiva. Geralmente, um bom texto de landing page é composto por:

– Chamada;

– Descrição da oferta;

– Call to action (CTA).

Lembre-se de conversar com o usuário. Procure trabalhar a necessidade daquela pessoa e explique como você pode supri-la.

Por exemplo, digamos que você esteja oferecendo um e-book com técnicas de vendas no varejo. A descrição poderia ser mais ou menos assim:

“Nós sabemos que um atendimento de qualidade ajuda a cativar a clientela. Mas como deve ser o comportamento da equipe no chão de loja? Neste e-book, vamos ensinar técnicas de venda consultiva, uma abordagem muito mais eficiente para fidelizar os consumidores. É só preencher o cadastro e baixar o material gratuitamente.”

  1. Preste atenção ao design

A forma da landing page é tão importante quanto o conteúdo. Nesse caso, o design deve estar a serviço do produto ou serviço oferecido.

Se seu negócio é vender cadeiras de praia, nada mais natural que incluir uma foto da cadeira! Pode parecer óbvio, mas é que muitas marcas utilizam imagens genéricas ou que não estejam diretamente relacionadas à estratégia de Google Ads.

Outro item importantíssimo é o botão de CTA. Esse elemento visual merece bastante destaque. A mensagem também deve saltar aos olhos, por isso que se opta pelos verbos no imperativo: “baixe agora”, “inscreva-se” ou “finalize seu pedido”, entre tantas alternativas possíveis.

  1. Use depoimentos de clientes

O parecer de outros consumidores transmite credibilidade à marca, especialmente nos segmentos em que a empresa ainda não é muito conhecida. Portanto, vale a pena colher alguns depoimentos de clientes anteriores que já testaram o produto e inclui-los na landing page.

Não precisa sobrecarregar a página (ver dica 1). Dois ou três testemunhos são suficientes, sejam escritos, sejam em vídeo. Se você ainda tem dúvidas sobre essa abordagem, faça um teste A/B: monte páginas diferentes – uma com depoimentos, outra sem – e compare o desempenho das duas.

  1. Agradeça

Lembre-se de dizer muito obrigado. É sinal de educação, afinal de contas. Mais que isso, pode ser o gatilho para uma nova etapa da conversa.

Sabe aqueles links e todo o conteúdo incrível que você queria incluir na landing page, mas que poderiam distrair o usuário? Pois então: assim que a pessoa concluir o cadastro, encaminhe-a para a página de agradecimento. Abaixo do texto, inclua uma sugestão de leitura relevante. Agora, sim, chegou o momento de explorar outras áreas do site.

  1. Teste, teste e teste mais uma vez

Por fim, cabe ressaltar que cada público se comporta de uma maneira diferente. As estratégias que funcionam com adolescentes não surtem o mesmo efeito com adultos acima dos 30 anos.

Desse modo, faça bastante pesquisa para refinar sua buyer persona. Junto a isso, desenvolva diferentes landing pages e compare os resultados de cada uma. Uma cor mais chamativa ou um CTA mais óbvio podem garantir um desempenho diferente. Sabendo interpretar as métricas, você terá meios para aprimorar a campanha de Google Ads e atingir objetivos cada vez mais ousados. Experimente!

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.