Uma landing page serve, basicamente, para a conversão de leads. Não importa se seu objetivo é fazer o usuário preencher um cadastro, baixar um e-book ou assinar uma newsletter: o caminho para a ação sempre vai passar por essa rota.
Embora pareça simples, muitas empresas falham na hora de elaborar a estratégia de Google Ads. Isso porque elas aproveitam a oportunidade para sugerir leituras no blog, apresentar outros serviços ou indicar o endereço da loja mais próxima. Todos esses elementos são distrações que podem prejudicar o desempenho da campanha.
A seguir, listamos algumas dicas para uma landing page simples e objetiva. São pequenos ajustes que podem melhorar bastante a sua performance digital. Confira:
Elimine as distrações da landing page
Para começar, reiteramos que a página não deve conter distrações. Isso inclui links, botões e barras laterais com conteúdo para outras áreas do site. Sim, seu blog corporativo pode estar cheio de posts úteis para o usuário, mas esse não é o momento de trabalhar o material. Atenha-se ao mais importante: a conversão.
Os melhores exemplos de landing pages eficientes são os mais simples. Quanto menos informação na tela, melhor.
Tenha uma mensagem clara e persuasiva
Justamente porque a ideia é utilizar poucas palavras, cada uma delas é decisiva. Geralmente, um bom texto de landing page é composto por:
– Chamada;
– Descrição da oferta;
– Call to action (CTA).
Lembre-se de conversar com o usuário. Procure trabalhar a necessidade daquela pessoa e explique como você pode supri-la.
Por exemplo, digamos que você esteja oferecendo um e-book com técnicas de vendas no varejo. A descrição poderia ser mais ou menos assim:
Nós sabemos que um atendimento de qualidade ajuda a cativar a clientela. Mas como deve ser o comportamento da equipe no chão de loja? Neste e-book, vamos ensinar técnicas de venda consultiva, uma abordagem muito mais eficiente para fidelizar os consumidores. É só preencher o cadastro e baixar o material gratuitamente.
Preste atenção ao design
A forma da landing page é tão importante quanto o conteúdo. Nesse caso, o design deve estar a serviço do produto ou serviço oferecido.
Se seu negócio é vender cadeiras de praia, nada mais natural que incluir uma foto da cadeira! Pode parecer óbvio, mas é que muitas marcas utilizam imagens genéricas ou que não estejam diretamente relacionadas à estratégia de Google Ads.
Outro item importantíssimo é o botão de CTA. Esse elemento visual merece bastante destaque. A mensagem também deve saltar aos olhos, por isso que se opta pelos verbos no imperativo: baixe agora, inscreva-se ou finalize seu pedido, entre tantas alternativas possíveis.
Use depoimentos de clientes
O parecer de outros consumidores transmite credibilidade à marca, especialmente nos segmentos em que a empresa ainda não é muito conhecida. Portanto, vale a pena colher alguns depoimentos de clientes anteriores que já testaram o produto e inclui-los na landing page.
Não precisa sobrecarregar a página (ver dica 1). Dois ou três testemunhos são suficientes, sejam escritos, sejam em vídeo. Se você ainda tem dúvidas sobre essa abordagem, faça um teste A/B: monte páginas diferentes uma com depoimentos, outra sem e compare o desempenho das duas.
Agradeça
Lembre-se de dizer muito obrigado. É sinal de educação, afinal de contas. Mais que isso, pode ser o gatilho para uma nova etapa da conversa.
Sabe aqueles links e todo o conteúdo incrível que você queria incluir na landing page, mas que poderiam distrair o usuário? Pois então: assim que a pessoa concluir o cadastro, encaminhe-a para a página de agradecimento. Abaixo do texto, inclua uma sugestão de leitura relevante. Agora, sim, chegou o momento de explorar outras áreas do site.
Teste, teste e teste mais uma vez
Por fim, cabe ressaltar que cada público se comporta de uma maneira diferente. As estratégias que funcionam com adolescentes não surtem o mesmo efeito com adultos acima dos 30 anos.
Desse modo, faça bastante pesquisa para refinar sua buyer persona. Junto a isso, desenvolva diferentes landing pages e compare os resultados de cada uma. Uma cor mais chamativa ou um CTA mais óbvio podem garantir um desempenho diferente. Sabendo interpretar as métricas, você terá meios para aprimorar a campanha de Google Ads e atingir objetivos cada vez mais ousados. Experimente!