Fator | Performance Driven Marketing

6 dicas para geração de leads no segmento de ensino

O segmento de ensino prepara a próxima geração de profissionais para o mercado. Porém, atrair os potenciais alunos inicia com uma geração de leads qualificados. Instituições de ensino técnico e superior são os principais negócios que precisam converter leads qualificados em clientes leais – ou, nesse caso, em potenciais alunos ou candidatos de vestibular e processos seletivos.

Existem diversas similaridades entre a geração de leads para negócios tradicionais e para instituições de ensino.

Abaixo seguem 5 dicas interessantes para colocar em prática a estratégia final de geração de leads:

1 – Crie as “Buyer Personas” e faça a previsão de seus interesses

Personalize ao máximo as mensagens e “call-to-actions” em suas campanhas de marketing de acordo com os diferentes públicos entre estudantes e pais (principalmente no ensino superior). Estudantes tendem a se interessar mais por tópicos específicos, como a experiência da instituição, programas e ações contempladas. Pais, por outro lado, estão mais preocupados com o sucesso acadêmico e profissional dos filhos.

2 – Ofereça um conteúdo que seja valioso

O uso de estratégias de Inbound Marketing impulsionam os potenciais alunos através do ciclo de conversão, desde a concretização do lead (quando ele preenche um formulário de interesse) até a inscrição em um curso ou processo seletivo. Tudo isso pode ocorrer através da produção e disponibilização de conteúdo relevante. Criar um conteúdo específico para determinadas campanhas (corretamente segmentadas) é o que funciona melhor, porém as instituições podem aproveitar o conteúdo já existente e ajustá-lo de acordo com a proposta (gerar leads). Mas lembre-se de sempre ter em mente a buyer persona que deseja atingir! Um blog é um ótimo começo para apresentar esses conteúdos, além de melhorar o ranking orgânico da instituição.

3 – Faça com que os potenciais alunos encontrem sua instituição facilmente

Utilize estratégias de busca através de campanhas de Links Patrocinados e redes sociais para atingir o máximo de exposição. O público jovem é mais ativo em twitter, instagram e Snapchat, enquanto o público mais velho (pais, alunos de pós-graduação, etc) tende a estar mais ativo no Facebook e Linkedin, portanto direcione bem seu budget. As redes sociais são um grande canal para RETENÇÃO de seus alunos, então use-as para manter seus seguidores engajados com conteúdo qualificado!

4 – Mantenha a sua marca em evidência

O processo de escolha de uma instituição de ensino, seja pelo potencial aluno ou por seus pais, nunca é rápido. Geralmente é composto por uma extensa pesquisa e análise dos prós e contras de cada instituição, com algumas segmentações específicas (como preço ou localização). Por isso, usar estratégias de remarketing é extremamente importante. Durante o ciclo do remarketing, potenciais leads que acessaram o site da instituição continuarão vendo um banner dela por outros portais onde passarem, mantendo em evidência a marca e permitindo um retorno breve.

5 – Acompanhe frequentemente o fluxo dos visitantes

Para entender melhor onde direcionar o orçamento, é essencial acompanhar os indicadores de performance via Analytics e entender quais buyer personas merecem mais atenção, inclusive para focar sua estratégia nas ações que tem maior retorno.

6 – A mídia digital é rápida. Faça testes!

Uma das coisas mais legais do marketing digital é a possibilidade de fazer testes de amostragem (os famosos “testes A/B”) para entender o que funciona melhor em cada estratégia. Use e abuse disso. Por exemplo, ao fazer uma campanha de Links Patrocinados, envie metade dos visitantes para a página do curso que está sendo divulgado e a outra metade envie para uma landing page separada, mais objetiva e focada na conversão. Depois compare os resultados e o que funcionar melhor você aplica para todos os outros cursos!

A Fator Digital é uma agência digital que tem o segmento de ensino como um dos principais em seu atendimento. Venha conversar conosco!

Marketing Digital para Instituições de Ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.