Fator | Performance Driven Marketing

6 Dicas de Gestão de Google Ads para Faculdades

O Google é atualmente uma das principais fontes de tráfego para praticamente todos os websites, mas torna-se ainda mais importante para instituições de ensino. A cada ano um volume cada vez maior de potenciais alunos utiliza o mecanismo de busca para encontrar a Universidade ideal.

A primeira página dos resultados da busca é a mina de ouro da internet, e o local onde sua universidade quer aparecer sempre que alguém buscar por ela.

O maior diferencial do Google Ads é o de permitir que sua Universidade utilize as palavras-chave que deseja para rankear melhor, exibindo anúncios que se misturam aos resultados orgânicos no topo da página de resultados. Essas campanhas estão se tornando uma das principais ferramentas de captação de novos alunos, pelo fato de permitir um controle extenso sobre orçamento e mensagem do anúncio.

A concorrência para palavras-chave no segmento de Ensino Superior é grande, portanto para rankear na primeira página dos resultados é necessário um planejamento adequado e uma estratégia inteligente, que permita entender se o investimento será compensado.

Aliás, esse ROI é uma métrica muito delicada, pois cada orçamento é diferente, assim como cada website e cada instituição. Portanto, precisamos primeiro nos focar em gerar o tráfego qualificado, por isso abaixo seguem algumas dicas  para obter o maior volume de cliques com seu investimento:

Priorize as palavras-chave da cauda longa

As palavras-chave da cauda longa, mais específicas, de nicho, são aquelas que as pessoas realmente buscam. Exemplo: “Qual faculdade de Porto Alegre tem os melhores laboratórios de tecnologia?” (ok, aqui fomos beeem específicos). Do outro lado estão as palavras-chave mais genéricas como “Faculdade tecnologia” ou “laboratório de tecnologia”, que certamente irão gerar um grande volume de acessos, mas tendem a trazer visitantes menos qualificados. O Google Ads permitirá que você apareça para as duas palavras-chave, porém as mais genéricas quase sempre serão muito mais caras.

Utilize palavras-chave negativas

As palavras-chave negativas são usadas para filtrar termos que podem gerar um tráfego pouco ou nada qualificado para seu site. Por exemplo, se você tem a palavra-chave “faculdade de tecnologia em Porto Alegre” mas você está recebendo muitos visitantes que buscam por “Emprego em tecnologia em Porto Alegre”, você pode filtrar a palavra-chave “emprego” para que seu anúncio nunca apareça quando ela estiver presente.

Para entender quais palavras-chave devem ser negativas, sempre acompanhe o relatório de “termos buscados”, que exibe exatamente a palavra-chave que o usuário utilizou e que disparou seu anúncio.

Teste e repita. Depois teste novamente.

Outra grande vantagem do Google Ads é a possibilidade de realizar constantes testes para identificar as melhores ações. Você pode testar as palavras-chave que trazem o melhor tráfego, os anúncios que tem melhor taxa de cliques, identificar palavras-chave negativas e muito mais.

Você pode criar anúncios e campanhas praticamente idênticos, com pequenas mudanças para comparar a performance, para então remover aqueles que tiveram menos resultados.

Crie anúncios responsivos e adaptáveis

Anúncios responsivos e adaptáveis são cruciais para o sucesso das campanhas de Google Ads para faculdades. Os anúncios responsivos são aqueles que se ajustam automaticamente ao espaço disponível e ao dispositivo do usuário, garantindo uma experiência otimizada e melhorando as chances de engajamento. Ao criar anúncios responsivos, é importante fornecer várias variações de títulos e descrições, permitindo que o Google Ads teste diferentes combinações e selecione aquelas que geram melhores resultados.

Construa Landing Pages dedicadas

Nunca, em hipótese alguma, envie os visitantes da campanha de Google Ads para a capa do seu site. Ele ficará perdido e, após acreditar que clicou no resultado mais relevante, se encontrará novamente buscando a informação, agora dentro de um site estranho.

A dica é construir landing pages exclusivas para as campanhas, que apresentam rapidamente o que o usuário está buscando (detalhes do curso, do campus, da instituição) e ainda disponibilizam uma interface mais propícia para a conversão, sem distrações como banners e menus de menor relevância.

Monitore sua verba e saiba quando distribuí-la de acordo com a sazonalidade

Em determinados momentos sua faculdade perceberá uma busca maior por determinados cursos do que por outros. Em algumas épocas a concorrência será muito grande, elevando os custos por clique e reduzindo as taxas de acessos. Nessas situações você precisa monitorar o consumo de sua campanha para distribuir adequadamente a verba para aqueles cursos mais interessantes.

Uma das métricas que usamos na Fator é o CUSTO POR CONVERSÃO. Ele apresenta o quanto a instituição gasta no Google Ads para cada contato que ela recebe pelo site, vindo da campanha. Dessa forma é possível entender quais cursos tem maior custo de marketing e quais tem custo mais reduzido. Acompanhe de perto e saiba a hora de ajustar o orçamento!

Produza Conteúdo Orgânico

A busca paga não é um substituto dos acessos orgânicos. Você precisa dar uma atenção especial para produzir conteúdo qualificado, atualizado com frequência e apresentando informações relevantes para qualquer visitante, com o objetivo de melhorar o posicionamento e o SEO do site. Os resultados orgânicos tendem a ser mais relevantes e valiosos, e podem representar uma parcela significativa dos acessos ao site da instituição.

Marketing Digital para Instituições de Ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.