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6 Dicas de Google Ads para Concessionárias e Lojas de Veículos

As Campanhas no Google Ads são uma estratégia extremamente eficiente para direcionar um tráfego relevante para o site sem passar meses (as vezes anos) investindo em otimização orgânica.  

Você pode usar o Google Ads para impactar seu público alvo rapidamente e atingir um público que está buscando exatamente o que você tem a oferecer, de imediato. Abaixo selecionamos algumas dicas para obter sucesso nessa estratégia:

1. Foque em palavras-chave da Cauda Longa, mais específicas

O primeiro erro que as concessionárias costumam cometer ao anunciar no Google é usar termos genéricos como “concessionárias porto alegre” ou “Ford Canoas”. Esses termos se tornam caros rapidamente e tendem a trazer um visitante de menor relevância, aquele que pode estar simplesmente buscando uma lista de concessionárias para enviar seu currículo ou para encontrar uma autorizada para um conserto.

Em casos como esse a melhor palavra-chave, na chamada “Cauda Longa” poderia ser “Voyage 2015 Porto Alegre”. Além de ter muito menos concorrência nessa keyword, você encontrará menores custos por clique e um potencial muito maior de trazer um visitante que está procurando para comprar um Voyage 2015 em Porto Alegre!

Outra dica: Sempre que possível utilize a palavra-chave em seu anúncio também. Se qualquer palavra-chave que o usuário buscou estiver presente no anúncio, ela ficará em negrito, destacando-se mais entre todos os anúncios que aparecem. Isso também mostra para o Google que seu anúncio é o mais relevante (e, adivinhe: isso também reduz seu custo por clique!).

2. Utilize grupos de anúncios e segmente o máximo possível

Crie grupos de anúncios para focar em determinados veículos. Se você tem lojas em múltiplas cidades, faça o mesmo segmentando por cidade! Crie grupos de anúncios para carros, motos, Ford, Chevrolet e cidades específicas. Quanto mais focado cada grupo de anúncio, melhor será o retorno de investimento. E isso também lhe ajudará muito a entender de onde vem seus custos e seus clientes!

Preste atenção para aumentar o valor por clique em palavras-chave exatas, aquelas que você sabe que seu usuário mais relevante estará usando para pesquisa. E adicione palavras-chave para evitar aqueles visitantes que, por exemplo, buscam um modelo de carro que você não trabalha. 

3. Utilize CTAs (Call-to-Action) no seu site

Depois de direcionar seu visitante para o site, o que você deseja que ele faça? Quer que ele acesse uma página de detalhes de um veículo e preencha um formulário de interesse? Ou quer que ele ligue diretamente para sua loja?

Independente da escolha, você deverá criar estratégias visuais para motivar o visitante a ir para o próximo passo do fluxo, seja acessar uma página ou ligar para solicitar informações. Para isso você deve usar uma linguagem clara e objetiva, como botões em destaque com chamadas do tipo “Ligue Agora”, “Clique para ver informações”, “Leia mais”, etc.

Ambas as ações: clique e ligações podem ser monitoradas, e isso é ótimo para entender o ROI. Integre sua conta de Analytics com o Google Ads e entenda exatamente como ocorre a conversão na jornada de compra do usuário.

4. Tenha uma Landing Page realmente influenciadora

O visitante irá converter-se em lead na sua página de detalhes do produto. E o Google irá atribuir um ranking melhor para suas palavras-chave quando a landing page estiver bem direcionada para elas. Quanto mais direcionadas, melhor.

Não envie o visitante que buscou por “Ford Fusion Titanium” para uma página que lista diversos tipos de veículos da Chevrolet. E por favor NUNCA envie os visitantes para a home do site. Isso é um desperdício tremendo de dinheiro e apenas deixará o visitante um pouco mais longe do que ele está buscando

5. Utilize o remarketing para manter-se em evidência

A ideia do remarketing é manter sua loja em evidência enquanto o usuário está navegando online, por outros sites. Ele acessou a página da sua concessionária e não converteu (pode ser que ele não tivesse a intenção de compra imediata), então você poderá exibir banners estratégicos por diversas páginas que ele passar, ao longo dos próximos dias. E continuará pagando apenas pelo clique dele!

6. Monitore e acompanhe os resultados

Se você não acompanhar os resultados da campanha com base nos dados gerados, como saberá se está funcionando? Embora monitorar a venda offline do veículo seja muito difícil, você pode facilmente saber, a partir das campanhas, quantos leads você gerou, e então entender se eles leads estiveram na loja para comprar.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é através da implantação de um CRM para monitorar todos os leads e entender o fluxo deles na jornada de compra.

Faça testes, comece com investimentos menores e sinta os resultados

Comece com um investimento baixo, inferior à R$ 1.000/mês, e com uma região de atuação mais curta (apenas sua cidade, por exemplo). Vá acompanhando os resultados e entendendo o que acontece com os visitantes oriundos das campanhas (utilize o Analytics para isso).

Gerenciar uma campanha mais robusta pode ser um desafio e tanto, portanto não exclua a possibilidade de contratar uma agência especialista em Ads. O custo de gestão dessa agência certamente será diluído no aumento dos resultados e na redução de custos de mídia, visto que elas conduzem estratégias mais específicas para reduzir custos por clique, por exemplo.

Se desejar, a Fator possui uma equipe especializada em Ads. Você pode receber um diagnóstico grátis acessando nosso hotsite aqui.

Marketing Digital para Concessionárias e Lojas de Veículos

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