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5 tendências no marketing digital para agências de turismo em 2017

Com um fluxo de informações cada vez mais elevado e a entrada de novas tecnologias anualmente, não é fácil entender o que terá o maior impacto nos negócios. Mas com base no que ocorre no segmento de turismo nos países de primeiro mundo, podemos prever um pouco das tendências de marketing digital para o segmento em 2017.

Abaixo selecionamos 5 tópicos que são inevitáveis para o próximo ano:

1 – Pense no Inbound Marketing, pois conteúdo será o carro chefe

Não estamos falando de qualquer conteúdo, mas conteúdo de QUALIDADE. As agências de destaque estão produzindo cada vez mais material para seus clientes (e potenciais clientes), seja através de um blog, artigos ou até mesmo vídeos e ebooks.

É preciso lembrar que, antes de tomar qualquer decisão sobre o destino da viagem, as pessoas buscam muito, pesquisam e tentam conhecer mais sobre o local da viagem, o hotel que ficarão, os melhores restaurantes para jantar e toda a experiência que desejam ter na viagem. E um blog é um local perfeito para uma agência de viagens ajudar esse público a tomar a decisão.

Aqui o foco não está no produto ou serviço da agência, mas sim ajudar seu cliente a tomar uma decisão e entender todos os benefícios dessa viagem. As perguntas antes de produzir o conteúdo devem ser: o que o meu cliente quer saber? O que interessa para ele nessa viagem?

Mais do que ajudar o seu público a converter, o conteúdo de qualidade transforma os visitantes em potenciais clientes que CONFIAM em sua empresa, e que terão tranquilidade para adquirir um pacote ou recomendar para um amigo.

2 – Esteja onde seu público está: Nas redes sociais.

Como você já sabe, são as pequenas coisas que contam no turismo. Aqueles pequenos detalhes na prestação do serviço é que nunca são esquecidos. Pode ser um sorriso na recepção do hotel, um bom atendimento no restaurante e assim por diante. Na estratégia digital o mesmo ocorre, porém através de likes, comentários, compartilhamentos e interações.

Aqui o Facebook reina supremo. É a rede social mais utilizada e por isso uma forma relativamente fácil de se comunicar com seus potenciais clientes. Além disso, é uma plataforma importante para promover seu conteúdo e anúncios.

Vá fundo no potencial dessa mídia, produza vídeos 360° dos quartos dos hotéis, uma transmissão ao vivo de um evento, fotos das praias paradisíacas ou apenas vídeos diversos de belos locais inclusos nos pacotes de sua agência. O potencial do vídeo é incrível nessa rede!

O Instagram também pode ser usado. Embora muita gente rejeite seu potencial, todos gostam de ver belas fotos ou um vídeo que atrai a atenção, junto de chamadas comerciais que atraem a atenção para as pessoas conhecerem mais sobre aquele post.

3 – As portas estarão abertas todos os dias

Quando seu público descobre que seus serviços estão muito bem avaliados no Facebook, TripAdvisor ou Foursquare, interagem com suas fotos no facebook ou instagram e percebem que é hora de viajar com um pacote de sua agência…. Bom, é nesse momento em que eles começam a se encher de dúvidas e fazer perguntas, seja por e-mail ou telefone ou até mesmo nos comentários de uma rede social.

O seu papel é estar disponível, ativo e acessível em tempo real. Converse com seu público, pergunte sua opinião e ouça suas dúvidas e ideias, pois eles é que fazem o turismo acontecer!

4 – Dispositivos móveis não são tendência, são a realidade!

Os acessos via dispositivos móveis estão superando os computadores desktop. E o motivo é simples: vivemos em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico e o celular se tornou a plataforma de comunicação mais importante.

Existem pesquisas que indicam que olhamos para o celular, em média, 150 vezes por dia. Checamos redes sociais, e-mails e nos comunicamos. Uma notificação no facebook é verificada instantaneamente! Precisa buscar um hotel na cidade? Basta acessar a internet, o TripAdvisor e fazer a pesquisa – pelo celular. A maior parte do tempo que as pessoas acessam as redes sociais é pelo celular também.

Por isso mesmo você deve ajustar todo o seu conteúdo para os usuários móveis.

5 – Esteja onde todos estão – e apareça quando procuram por você.

Pelo fato de que as pessoas primeiro se informam e pesquisam antes de tomar uma decisão, é importante que sua agência se destaque da concorrência.

Você produziu conteúdo de qualidade, tem bons serviços e uma comunicação adequada com seu público alvo e então começa a necessidade de dar um passo adiante para elevar a qualidade do serviço e atingir mais clientes. Para conseguir se destacar, você precisa estar onde os seus futuros clientes estão – e onde eles irão procurar por você.

Anúncios através de redes sociais como o Facebook e o Instagram são formas de marketing extremamente sutis, utilizando-se de posts patrocinados que se misturam a outros tantos dos amigos de seus potenciais clientes.

Utilizar o Google AdWords também é muito eficiente – Estima-se que 90% dos usuários clicam nos 3 primeiros resultados que aparecem no buscador. E o posicionamento na busca é afetado diretamente pela qualidade do conteúdo produzido. Outro fator que favorece o uso do blog para SEO (Search Engine Optimization).

O que quer que sua agência decida fazer, seja consistente, criativo e acessível, pois seu público irá querer se comunicar com você de forma rápida e objetiva. Direcione seu foco para pequenas estratégias que irão impactar mais a qualidade do que a quantidade.

Fator Digital

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