Uma campanha de Google Ads requer otimizações ao longo do tempo. Elementos como a escolha das palavras-chave, o orçamento disponível e o próprio formato do anúncio devem ser monitorados. Isso ajuda sua instituição de ensino a manter uma performance de sucesso na rede.
Como otimizar campanhas de Google Ads
A seguir, vamos dar dicas de como fazer a manutenção da estratégia de links patrocinados. Trata-se de uma medida indispensável para quem quer otimizar resultados e se destacar no segmento. Fique conosco!
Revise as palavras-chave
O primeiro passo para melhorar uma campanha de Google Ads sempre é observar as palavras-chave ativas. Você pode analisar indicadores (KPIs, na sigla em inglês) como impressões, custo por clique e taxa de conversão.
Preste atenção às irregularidades e, principalmente, aos casos em que o desempenho estiver muito abaixo do esperado. É aí que deverão ser feitos os primeiros ajustes.
Não se esqueça de filtrar keywords negativas, também. Se você oferece um curso de Arquitetura pago, convém negativar os termos “gratuito” e “grátis”. Dessa forma, seu anúncio para de aparecer em resultados de busca pouco relevantes quando o usuário procura “curso de Arquitetura gratuito”, por exemplo.
Avalie a performance a partir da localização
Uma faculdade cujo público-alvo esteja em Porto Alegre não precisa divulgar a marca em Manaus, certo? Porém, se formos pensar nos bairros da capital gaúcha, quais deles apresentam mais chances de conversão?
O geomarketing é crucial para o sucesso de uma instituição de ensino. Quanto mais específico esse trabalho, melhor. As ferramentas de links pagos oferecem a opção de verificar a performance do anúncio com base em microrregiões. Assim, você pode perceber onde está tendo mais visibilidade e onde precisa melhorá-la.
Conhecendo bem os hábitos do target, também é possível otimizar o desempenho conforme o dispositivo utilizado (celular ou computador) ou a hora do dia. Tudo dependerá de seus objetivos de marketing.
Observe a posição média do anúncio
Esse número corresponde ao local da tela em que seu anúncio aparece. Uma média entre 1 e 4 significa que o banner possivelmente está na primeira página do Google. Ou seja, valores acima de 5 terão menos alcance.
Não que isso seja de todo ruim. Embora estar no topo dos links pagos dê bastante visibilidade, isso também aumenta os custos por lead, o que pode tornar a campanha cara demais.
Se, mesmo com uma verba enxuta, você consegue atingir seu nicho de mercado, então a posição média do anúncio não será tão importante. Por outro lado, injetar um pouco mais de dinheiro nas palavras-chave certas pode render resultados ainda melhores. Tente avaliar o custo/benefício de sua situação.
Compare os resultados de períodos anteriores
Campanhas mais longas acumulam uma boa quantidade de dados. Vale compará-los semana a semana, ou mês a mês, para conhecer melhor as oscilações de performance.
No ramo educacional, a sazonalidade é um fator importante para o sucesso da divulgação da marca. Talvez as épocas mais quentes, como os meses que antecedem as matrículas, rendam maior procura. Por isso, é importante comparar esse desempenho com o mesmo período do ano anterior.
Claro que os números absolutos não dizem tudo. Fique de olho na economia nacional e em outros fatores que possam atingir diretamente seu negócio. Ainda assim, procure saber até que ponto a campanha de Google Ads foi determinante para a captação de novos alunos.
Saiba exatamente o que você está avaliando
As métricas relacionadas à geração de leads são importantíssimas. No entanto, é preciso definir exatamente o que significa sucesso, nesse caso.
Dependendo do anúncio em questão, a conversão pode ser preencher um formulário, ou ligar para um número de telefone, ou baixar um material informativo. Dessa forma, fica mais fácil avaliar os custos e o valor que a campanha está gerando frente ao público-alvo.
O segredo está em monitorar os indicadores constantemente. Quando os números estiverem aquém do esperado, mude o que for necessário. Altere o call to action, divulgue os diferenciais do curso, ou mesmo troque a landing page para uma mais atrativa.
No fim das contas, a ideia é ter uma campanha de AdWords otimizada, que garanta a maior visibilidade com o menor investimento possível. Uma estratégia bem-conduzida põe seu nome em destaque no mercado, podendo até mesmo contribuir para a busca orgânica no longo prazo. Afinal, quanto mais leads chegarem ao seu site, mais autoridade a instituição de ensino ganhará na web.
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