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5 fluxos de automação de marketing para sua concessionária

Se sua concessionária não utiliza fluxos de automação, as únicas pessoas que você está ajudando são os concorrentes. Ter estratégias de automação de marketing melhora consideravelmente o volume de interesses em negócios e qualifica leads sem esforços para a equipe de vendas.

Mas o que é um fluxo de automação de e-mail?

Antes de explicar que tipo de fluxos de automação uma concessionária deve usar talvez seja uma boa ideia falar um pouco sobre o que é um fluxo. Em linhas gerais, um fluxo de automação é uma progressão de eventos ou interações que envolvem usuários, onde os resultados resultam em aumento de valor para a organização. Na maior parte do tempo, o fluxo é sequência, o que significa que cada passo é dependente diretamente do passo anterior. Entretanto é possível ter fluxos com dois ou mais passos ocorrendo ao mesmo tempo.

Quando falamos de fluxos de e-mail, estamos falando de uma série de e-mails entre sua concessionária e o contato/lead de sua base depois de ele ter tomado uma ação que o qualifique para um fluxo em particular. Por exemplo:

Uma pessoa acessou seu site e pediu informações sobre um Ford Fusion 2015 que estava apresentado pelo valor de R$ 91.000,00. A equipe de vendas não conseguiu fechar o negócio, e esse lead acabaria perdido. Nesse momento ele entra em um fluxo de automação criado exclusivamente para pessoas que pediram informações sobre carros de R$ 90.000 a R$ 100.000. Uma semana depois chegou ao seu estoque um Toytola Corolla Altis por R$ 93.200. Ao cadastrar o veículo no site, o fluxo automaticamente reune as principais informações, fotos e detalhes e envia para o usuário! Na semana seguinte um novo veículo no perfil dele aparece e novamente o fluxo encaminha os dados para ele. Se o visitante não interagir com nenhum dos dois e-mails, o terceiro pode ser uma mensagem sua, perguntando se o cliente ainda está buscando um veículo daquele perfil e se podemos ajudá-lo a encontrar!

Esse é um exemplo básico de um fluxo, mas lembre-se que esses fluxos podem ser simples ou complexos como for preciso para ajudar os contatos a atingirem determinados objetivos (como encontrar o modelo desejado). No exemplo acima, o objetivo era oferecer um outro veículo dentro da faixa que o potencial cliente estava disposto a investir.

Fluxos automatizados permitem que você projete uma série de e-mails e regras que são automaticamente implementadas sempre que um contato é adicionado no fluxo. Então vamos olhar o exemplo anterior novamente. Depois de ele fazer o primeiro contato sobre o Fusion, ele poderia ser adicionado a um fluxo de e-mails que envia mensagens que mostra comparativos do Fusion com outros modelos de veículos que ele tem em seu estoque! Assim, se ele desistir do Fusion por algum motivo, já terá outros modelos de seu interesse disponíveis para conhecer em sua loja!

Mas não é apenas para isso que você precisa usar os fluxos de automação. Abaixo estão 5 ideias para fluxos que concessionárias e lojas de veículos poderiam utilizar:

1 – Baseada em tópicos

Você poderia colocar o contato em um fluxo sempre que ele acessar determinada página ou fizer o download de algum conteúdo. Esse tipo de fluxo enviaria conteúdos semelhantes ao que ele estava buscando. Dessa forma, se um contato visualiza um determinado veículo, você poderia enviar informações adicionais sobre aquele modelo  ou modelos semelhantes disponíveis para um test-drive.

2 – Bem vindo a um novo cliente

Quando um contato se torna um cliente, você pode adicioná-lo a um fluxo específico para melhorar sua experiência e satisfação. Se o usuário acabou de comprar um carro em sua loja, ele pode ser adicionado a um fluxo onde receberá e-mails frequentes com dicas de manutenção para o carro, trocas de óleo e até mesmo acessórios opcionais que poderia comprar para o novo veículo 😉

3 – Nutrição de leads

Quando um usuário fica muito tempo no topo do funil (baixando ebooks, checklists e outros conteúdos) mas nunca realizando uma conversão, você pode usar fluxos de automação para ajudá-los a seguir diante no processo de compra. Os fluxos de nutrição são planejadas para “aquecer” os leads até eles ficarem prontos para a equipe comercial.

4 – Notificação para a equipe comercial

Ao invés de enviar mensagens para os contatos quando eles completam uma determinada ação, você pode enviar uma mensagem para sua equipe comercial sempre que um contato se transforma em um lead qualificado para venda. Imagina como é útil para sua equipe comercial saber exatamente quem está pronto para realizar uma compra e quando?

5 – Lembrete de serviço/revisão

O lembrete de revisão/manutenção é um fluxo extremamente útil para ajudar os clientes a permanecerem atualizados com as revisões do carro e sua equipe técnica ocupada com a demanda. Quando um contato realiza algum tipo de serviço ou revisão, ele pode ser adicionado a esse fluxo, que irá lembrá-lo quando estiver próximo de agendar um novo serviço ou revisão!

Não importa qual desses fluxos sua concessionária decida usar, sua equipe de vendas ficará feliz por fazer parte, visto que passarão a ter uma visão mais clara da lista de leads mais qualificados para trabalhar.

COLOQUE EM PRÁTICA

Para fazer o seu primeiro fluxo de automação, você precisa antes definir qual o objetivo do fluxo e o que irá disparar as ações e e-mails para os contatos. Então, mapeie o conteúdo dos e-mails – o que eles dirão e quando e com que frequência serão enviados. Assim que você fizer isso, seu fluxo estará pronto para ser automatizado!

Aqui na Fator Digital nós temos uma ferramenta própria para projetar e implementar fluxos de automação de e-mail para concessionárias e lojas de veículos, incluindo integrações com plataformas como o AutoGestor.

Venha conversar conosco!

 

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