Fator | Performance Driven Marketing

5 dicas para melhorar o marketing de sua IES ainda em 2018

Gerar conteúdo, nutrir leads, promover engajamento na rede e acompanhar o progresso dos usuários no funil de vendas. Todas essas ações já devem fazer parte da estratégia de marketing de sua instituição de ensino superior. Mas, apesar de seguir as recomendações, será que ainda não falta algo para melhorar os resultados?

Dicas para melhorar o marketing da IES

As dicas que vamos apresentar agora são bem práticas, quase pragmáticas. Chega uma hora em que não basta saber o que deve ser feito: é preciso avaliar o próprio rendimento e ajustar os planos. Acompanhe.

  1. Livre-se do que não deu certo

Sua equipe pode investir o tempo que for produzindo posts divertidos, melhorando o design do site ou enviando formulários com pesquisas de satisfação. Se, na virada do semestre, a faculdade registrar um número baixo de matrículas, é porque essas abordagens não funcionaram tão bem.

O planejamento do marketing não pode ser desenvolvido com base apenas no instinto, ou no que a concorrência tem feito. Os números dizem muito sobre quais são as estratégias mais eficientes. Portanto, defina indicadores e métricas de avaliação.

  1. Saiba interpretar os dados

Ferramentas como Google Analytics e Facebook Ads oferecem informações que podem se transformar em estatísticas. É possível verificar quais anúncios geraram mais tráfego para a página institucional e determinar índices como a taxa de conversão.

Ocorre que, sozinhos, esses dados não dizem nada. Cabe ao setor de marketing interpretá-los de acordo com a realidade. Será que o aumento de tráfego foi momentâneo, devido a um post que viralizou por acaso? Ou foi fruto de um esforço constante para reforçar a presença da marca no meio online?

  1. Organize-se

Numa IES, é comum ter que lidar com campanhas simultâneas – muitas vezes, direcionadas a públicos distintos. Enquanto se promove o vestibular, indivíduos já formados podem estar à procura de um MBA. E tem os cursos de extensão e eventos acadêmicos que acontecem durante todo o ano!

Para não se perder em meio a tantas demandas, o departamento deve encontrar um sistema de trabalho eficiente, com fluxos de produção organizados e responsabilidades bem-definidas. Pense quais são as metas de produtividade do seu time e, a partir daí, procure um software de gerenciamento ou outra solução que funcione para o grupo.

  1. Arrisque-se

Tudo bem que a manutenção da imagem organizacional importa. Valores como seriedade, qualidade de ensino e tradição podem pautar todas as campanhas do educandário. Ainda assim, há espaço para um ou outro momento de ousadia. É aquela máxima: se você não fizer seu trabalho de um jeito diferente, os resultados serão sempre os mesmos.

Encontre uma oportunidade para variar. Troque a paleta de cores dos cards de Facebook. Experimente um tom mais (ou menos) descontraído no Twitter. E, claro, tome nota das reações do público.

  1. Converse com os estudantes

Almoce no restaurante universitário. Pegue seu notebook e vá trabalhar em outras áreas do campus. Observe o cenário em volta não apenas para se inspirar, mas também para entender como os alunos convivem nesse ambiente.

O marketing de uma faculdade vai além de planilhas e listas com os interesses dos leads. A identidade da marca se constrói, também, nos corredores e nas salas de aula. Uma aproximação mais qualitativa complementa os dados que a tecnologia oferece. Assim, pode-se elaborar um planejamento estratégico certeiro e, ao mesmo tempo, humano.

Que achou das dicas? Deixe um comentário! E não se esqueça: a Fator Digital é especializada em atender escolas, universidades e outras empresas da área de ensino. Converse conosco e saiba como melhorar a performance do seu negócio.

 

banner-blog-marketing-digital-instituicoes-de-ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.