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5 dicas para a auditoria em uma conta de Google Ads

Aqui na Fator Digital já trabalhamos com centenas de empresas no Brasil e no mundo, fazendo auditoria ou otimizando campanhas dos mais diversos perfis. De pequenas lojas virtuais à empresas multinacionais. E aprendemos uma coisa: Você certamente está desperdiçando dinheiro com o Google Ads. 

Sim, já vimos coisas absurdas com empresas que tentavam fazer campanhas em Google Ads por conta própria, utilizando palavras-chave em correspondência ampla (aquelas sem aspas, sabe?) e fazendo seus anúncios aparecerem para centenas de termos sem relevância. 

Em um caso recente tivemos um cliente de “rastreamento veicular” onde 75% dos cliques eram relacionados à buscas como “Rastreamento correios” e “rastreamento transportadora“. Sem falhar nas MILHÕES de impressões de anúncios em aplicativos e jogos. 

Depois de auditarmos centenas de contas do Google Ads ao longo dos anos, podemos concluir que já vimos de tudo. Mas, de repente, revisamos uma nova conta…. E encontramos uma nova maneira de desperdiçar dinheiro do anunciante!

Desperdiçar dinheiro e perder oportunidades de crescimento acontece o tempo todo nas contas do Google Ads, grandes e pequenas, sejam elas autogerenciadas ou terceirizadas para as maiores agências do mundo. É por isso que é essencial que você ou alguém em quem confie audite regularmente sua conta do Google Ads e identifique esses erros aparentemente inevitáveis ​​desde o início.

Com isso em mente, listaremos aqui cinco das principais coisas a procurar durante qualquer auditoria do Google Ads.

1. Veja seu relatório de termos de pesquisa

Palavras-chave são as palavras e frases que você diz ao Google para segmentar com seus anúncios.

Os termos de pesquisa são as palavras REAIS que as pessoas digitam ou falam no Google quando acionam seus anúncios.

Seu relatório de termos de pesquisa é o coração das campanhas de Pesquisa e Shopping.

Aqui estão alguns sinais de alerta para procurar em seu relatório de termos de pesquisa:

1. Procure termos de pesquisa irrelevantes que estão desperdiçando seu dinheiro.

Se você tem uma empresa de rastreamento veicular e encontrar termos como “rastreamento sedex” no relatório de termos de pesquisa, agora você terá uma ótima nova palavra-chave negativa para adicionar. Você pode adicionar a palavra “sedex” como uma palavra-chave negativa, e isso impedirá que qualquer pessoa que inclua a palavra “sedex” em sua pesquisa acione seu anúncio.

2. Procure termos de pesquisa com muitos cliques e poucas conversões.

Às vezes, seu tráfego é relevante, mas você não está mostrando às pessoas os anúncios certos ou enviando-os para a seção / página correta do seu site.

Se você vir termos de pesquisa de alto volume de cliques com taxas de conversão abaixo da média, faça uma análise mais criteriosa para verificar quais grupos de anúncios esses termos de pesquisa estão acionando e os anúncios e páginas de destino desses grupos de anúncios. 

2. Verifique seu acompanhamento de conversões

O acompanhamento de conversões é uma das coisas mais importantes em uma conta de Google Ads. E é essencial na nossa auditoria.

Você não tem como saber como gerar mais receita e lucro com suas campanhas, a menos que saiba o que está funcionando bem e o que não está (e por que sim ou por que não). O acompanhamento de conversões responde a essa pergunta.

Veja alguns itens a serem procurados nos seus relatórios de conversão:

1. Verifique se você está acompanhando conversões.

Se não estiver, comece a fazê-lo agora.

2. Procure várias ações de conversão que acompanhem a mesma coisa.

Um erro comum é importar metas do Google Analytics para sua conta do Google Ads e também acompanhar a mesma coisa usando o código de acompanhamento de conversões do Google Ads.

Veja as páginas nas quais seus diferentes códigos de conversão estão sendo disparados e verifique se algum deles é o mesmo.

Para ver a página em que seu código de rastreamento está sendo disparado, acesse a página Conversões na sua conta do Google Ads, clique no nome da ação de conversão e clique em “WEBPAGES”.

Se você vir mais de uma ação de conversão sendo disparada na mesma página, provavelmente terá um problema.

3. Verifique sua taxa de repetição de conversão

Ter várias ações de conversão acompanhando a mesma coisa não é a única maneira de contabilizar acidentalmente as conversões.

Toda ação de conversão na sua conta do Google Ads tem uma “Taxa de repetição”. Você pode encontrá-la na página Conversões da sua conta.

Se sua taxa de repetição for maior que 1, isso significa que às vezes você está contando mais de uma conversão para o mesmo clique. Tudo bem em alguns cenários. Por exemplo, se você é um site de comércio eletrônico e algumas pessoas fazem vários pedidos, é bom acompanhar todos os pedidos.

Mas se você olhar para a guia “Páginas da web” e perceber que o mesmo ID do pedido está sendo rastreado em 14 conversões diferentes, isso é um problema.

4. Avalie novamente o que você está rastreando como uma conversão

Você só deve acompanhar algo como uma conversão se for uma ação que tenha um valor claro para você. Envios de formulários, pedidos, telefonemas – todos podem ser valiosos. O rastreamento sempre que alguém carrega sua página inicial não é.

3. Use a Ferramenta de visualização e diagnóstico de anúncios do Google

Se você está pesquisando constantemente suas palavras-chave no Google para ver se seu anúncio está sendo exibido, pare. Existem várias razões pelas quais isso é ruim, mas também é desnecessário. Você pode usar a Visualização de anúncio para ver se seu anúncio está sendo exibido, como ele é, como são os anúncios dos concorrentes e quais palavras-chave estão sendo acionadas por termos de pesquisa específicos.

1. Digite os termos de pesquisa para ver se eles estão acionando seus anúncios.

Se os termos de pesquisa não estiverem acionando seus anúncios, o Google geralmente fornecerá mais informações para explicar por que isso acontece.

2. Veja se seus termos de pesquisa estão acionando os anúncios CORRETOS.

Você pode estar usando anúncios muito específicos que enviam pessoas para páginas de destino relevantes, perfeitas para o que essas pessoas procuram. No entanto, se suas campanhas forem estruturadas incorretamente, as pessoas que digitarem essas palavras específicas poderão estar acionando palavras-chave mais amplas em sua conta, que mostram anúncios menos relevantes e as levam para páginas de destino menos relevantes.

3. Fique de olho nos anúncios de seus concorrentes.

A visualização de anúncios é um ótimo lugar para acompanhar o que seus concorrentes estão dizendo em seus anúncios.

Se você vir a queda na taxa de cliques, talvez seja porque o cara do outro lado da rua esteja oferecendo um cupom de 20% de desconto em seus anúncios. Você pode visualizar esse tipo de coisa na Visualização de anúncios.

4. Descubra quanto tráfego está faltando

Use as métricas da parcela de impressões para descobrir com que frequência seus anúncios são exibidos e com que frequência eles deveriam aparecer.

De acordo com a definição do Google: “A parcela de impressões de pesquisa são as impressões que você recebeu na Rede de Pesquisa divididas pelo número estimado de impressões que você estava qualificado para receber“.

Se você possui 100% da parcela de impressões, isso significa que seus anúncios são exibidos 100% das vezes que a pesquisa de alguém corresponde aos seus critérios de segmentação.

Há duas maneiras de perder a parcela de impressões:

1. Você perde a parcela de impressões se estiver limitado pelo orçamento.

Adicione a coluna “IS perdido na pesquisa (orçamento)” às suas campanhas para ver qual porcentagem da parcela de impressões você está perdendo devido ao orçamento limitado.

Se sua conta estiver atingindo suas metas e você tiver fluxo de caixa suficiente, aumente seu orçamento.

2. Você perde a parcela de impressões se sua classificação do anúncio for muito baixa.

Adicione a coluna “IS perdido na pesquisa (classificação)” às suas campanhas para ver qual porcentagem de parcela de impressões você está perdendo devido à baixa classificação do anúncio.

A classificação do anúncio é afetada principalmente pelos Índices de qualidade das palavras-chave e pelos seus lances. A maioria das contas perderá uma parcela de impressões devido à baixa classificação do anúncio, porque quase sempre haverá casos em que não é rentável aparecer em algumas pesquisas que poderiam acionar tecnicamente seus anúncios ou onde o Índice de qualidade que você pode alcançar é limitado ( por exemplo, se você estiver segmentando nomes de concorrentes como palavras-chave).

No entanto, se você estiver perdendo 50% da parcela de impressões devido à baixa classificação do anúncio, isso significa que você provavelmente tem problemas. As palavras-chave que você está segmentando são muito amplas e você precisa reforçá-las ou descobrir como melhorar seu Índice de qualidade e / ou alterar sua estratégia de lances para tornar sua classificação do anúncio mais competitiva.

5. Veja seus dados por dispositivo

As pessoas se comportam de maneira diferente em seus telefones e em computadores. Seu site parece diferente em um telefone e em um computador. Os concorrentes fazem lances diferentes para o tráfego de telefones e computadores.

Por todos esses motivos e outros, muitas vezes você vê diferentes taxas de desempenho em telefones, tablets e computadores.

Um passo essencial da nossa auditoria é segmentar os dados por dispositivo para procurar diferenças no desempenho:

1. Segmente por dispositivo para identificar problemas com o funcionamento do seu site em um dispositivo específico.

Se a sua taxa de conversão para celular for muito inferior à taxa de conversão do computador, isso pode ser um sinal de que seu site não parece bom ou não é fácil de usar em um telefone.

2. Segmente por dispositivo para identificar ajustes de lance a serem adicionados.

Você pode aumentar ou diminuir seus lances por dispositivo. Se o tráfego para celular estiver convertendo a uma taxa 50% menor do que o tráfego do computador, e essa taxa de conversão mais baixa não parecer ser devida a um problema específico com seu website, você poderá diminuir seus lances para o tráfego para celular em 50%, porque esse tráfego vale metade do que o tráfego de computadores vale para você.

Isso é um pouco simplista demais, porque há outros fatores a serem considerados, incluindo conversões em dispositivos diferentes, o estágio em que as pessoas estão no funil de vendas, etc. Mas você entendeu 🙂

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