Fator | Performance Driven Marketing

5 Dicas de gerenciamento de mídias sociais para o setor imobiliário

Já se vão alguns anos em que as estratégias de divulgação das Imobiliárias eram pessoas na rua entregando folder, banners de publicidade nos postes, divulgação nos jornais, e outras ações de massa, com pouco ou nenhuma métrica de monitoramento.

Porém, a cada dia que passa a internet e o digital estão tomando conta de tudo, forçando as Imobiliárias a observarem tendências e começarem a trabalhar fortemente nas redes sociais.

Em uma breve entrevista com Katie Lance (https://twitter.com/KatieLance), que é fera em montar estratégias para o gerenciamento de mídias sociais principalmente para imobiliárias, diversas ideias e dicas surgiram para o segmento.

Em seu twitter pessoal ela havia postado um artigo que dava cinco dicas fundamentais para gerenciar mídias sociais com sucesso. (Acreditamos que estas dicas mesmo sendo direcionadas para o setor imobiliário, podem ser aplicadas para qualquer setor sendo assim uma leitura bastante importante para melhorar sua forma de gerir as redes sociais).

Seguem as palavras usadas pela própria Katie Lance para resumir bem o que vem por aí:

Katie Lance, @KatieLance on Twitter

Guest Contributor Katie Lance

I’ve had the pleasure of teaching tens of thousands of real estate professionals the art and strategy behind being successful in social media. I am passionate about all things social, from the direct impact it can have on an agent’s success, to the powerful community social has enabled in real estate. There are a number of little things that can make a big difference when planning a strategy for social media management in real estate.

Ou seja: “Eu tive o prazer de ensinar dezenas de milhares de profissionais imobiliários a arte e estratégia por trás de ser bem-sucedido nas redes sociais. Sou apaixonada pela forma como as mídias sociais tem um impacto direto sobre o sucesso de um agente, sobre um grupo de pessoas que tem em comum o interesse por imóveis. Há uma série de pequenas coisas que se podem fazer uma grande diferença quando se planeja uma estratégia de gerenciamento de mídias sociais no mercado imobiliário. ”

Após esta breve apresentação vamos as cinco dicas estratégicas, afinal é para isto que você decidiu começar a ler este post:

Seja Consistente

A chave para ser bem-sucedido em mídias sociais é estar publicando conteúdo constantemente. Você não pode Tweetar ou postar no Facebook apenas uma vez e depois esperar resultados. Você precisa estar presente todos os dias, da mesma forma que você está com os seus telefonemas, e-mails e o restante das estratégias de marketing que utiliza. Uma dica que pode facilitar esta tarefa é usar ferramentas como o HootSuite, que possui a capacidade de agendar suas mensagens em múltiplos canais.

Com isso você irá gastar apenas 15 minutos por dia e irá ter agendado três posts diferentes para rodar em horários diferentes. Quase como um e-mail marketing programado só que para mídias sociais.

Tenha uma Estratégia de Conteúdo

Você tem que ter uma estratégia de conteúdo para ser bem-sucedido nas redes sociais a longo prazo. Pergunte a si mesmo “ que tipo de conteúdo seria mais relevante para a minha marca, para o meu público, e onde é que eu vou começar a gerar este conteúdo? ”. Em seguida, crie uma grade de conteúdo ou uma espécie de calendário editorial, onde mapear tópicos que você pretende publicar ao longo dos próximos 30-60 dias. Pode até mesmo ajustar o Google Alert para lhe avisar quando tiver algum conteúdo que lhe seja interessante e quem sabe até mesmo re-tweet ou compartilhar no Facebook.

Nunca esqueça: Imobiliária é Local

Quando você está planejando sua estratégia de conteúdo certifique-se de incluir coisas que só os usuários locais conhecem, como o melhor lugar para conseguir uma pizza ou o melhor lugar para tomar uma xícara de café.

Comprar ou vender uma casa é muito mais do que só a casa, são os parques próximos, as escolas, e muito mais. Seus possíveis clientes adoram essas informações e se você já lhe entregar sem que ele precise pesquisar, isto irá garantir muito mais vendas.

Mergulhe em mais do que um fluxo

Entenda que as conversas não acontecem apenas na sua página do Facebook ou no fluxo do Twitter. Não é suficiente apenas postar em suas redes sociais mas não estar ciente das conversas que acontecem em seus círculos sociais sobre o setor imobiliário.

As conversas vão estar lá, você estando ou não, então seria melhor se você estivesse participando. Você poderia adicionar streams ou alertas para saber quando algum assunto de sua escolha esteja acontecendo.

Encontre uma maneira de medir o sucesso de suas iniciativas

Sabe quais são os posts no Facebook ou tweets que obtiveram o maior número de cliques ou de engajamento? Sabe quanto do seu tráfego na web é proveniente de redes sociais? Você sabe onde está seu público? Certifique-se de verificar uma vez por semana suas redes sociais para avaliar o seu sucesso.

Também se certifique de integrar os seus Insights Facebook e Google Analytics na ferramenta que é utilizada para gerir as redes sociais, exemplo que damos é o HootSuite para que assim consiga ver os dados em uma imagem grande.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.