Esqueça aqueles artigos especulando as tendências para o ano que se inicia (estamos em março, o ano mal começou!). O que esse artigo descreve são as principais REALIDADES para esse ano e que, nos anos seguintes, apenas irá amadurecer e evoluir ainda mais.
1. A era do PC acabou: Simples e direto. Celulares, tablets e outros dispositivos de acesso a internet são a nova tendência. Acostume-se a isso e prepare sua empresa para tal. Não adianta simplesmente ter um design mobile para seu site. Planeje-o como ferramenta de negócio. Imagine como os usuários encontrarão o site da sua empresa ao buscar pelo celular e disponibilize conteúdo de qualidade e adequado.
2. Inbound Maketing: Gratuito. Ou simplesmente: Marketing de conteúdo. Seja relevante em seu nicho se quer se destacar no meio online. Produzir conteúdo dentro do seu mercado é a chave para atrair visitantes e se tornar referência na busca orgânica de forma praticamente gratuita.
3. Dados analíticos: Não basta entender como seus usuários chegam ao seu site, ou quais são as páginas mais acessadas. Você precisa cruzar informações de conversão de busca orgânica e paga, entender números de rejeição e métricas de saída. Todos esses dados estão ao seu alcance. Basta saber analisar ou contratar uma empresa para tal.
4. O valor do design: O Design gera inovação; a inovação reforça a marca; a marca constrói fidelidade e a fidelidade sustenta os lucros. Essa frase de Marty Neumeier é uma visão mais do que adequada do conceito de design. Mas vou mais longe: o design no marketing digital é essencial, pois além de inovação, ele gera um elo de confiança com o seu cliente, permite que ele diferencie visualmente a qualidade de sua empresa da de seu concorrente. E tudo isso em uma fração de segundo, ao entrar em seu site. Se você não investiu em um design diferenciado, de alta qualidade, 2013 é o ano.