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4 Prioridades para Diretores de Marketing em Instituições de Ensino

Todo diretor de Marketing sabe – ou deveria saber – que criar conteúdo relevante e gerar engajamento nas redes sociais são estratégias importantes para uma instituição de ensino. A questão é que, em meio aos aplicativos da moda, existe o risco de se experimentar tantas linguagens diferentes que a empresa acaba perdendo a consistência das ações.

É claro que marcas de credibilidade acompanham tendências, ou mesmo se antecipam a elas. Porém, no fim das contas, algumas prioridades devem prevalecer. Entenda o que não pode faltar no marketing digital de sua escola ou faculdade.

Prioridade 1 – Plano de marketing para a IE

Um plano de marketing estratégico é o ponto de partida para qualquer empreendimento que queira se destacar frente à concorrência. Primeiro, vêm os objetivos: tornar a marca conhecida, aumentar o número de matrículas, conquistar um novo segmento do mercado. Apenas depois disso que se definem as abordagens.

Ferramentas de marketing digital evoluem rapidamente. Sempre surgem novas tecnologias para refinar o funil de vendas, realizar testes A/B com a audiência, nutrir leads e analisar estatísticas. No entanto, quaisquer que sejam os mecanismos utilizados, eles servem a um propósito maior: um plano com metas de curto, médio e longo prazo.

Prioridade 2 – Consistência da marca

Uma mesma instituição de Ensino Superior pode trabalhar com targets distintos. Digamos, vestibulandos à procura de uma faculdade e profissionais interessados em cursar um MBA. Cada faixa demanda ações específicas. No exemplo aqui citado, poderíamos usar o Snapchat e o Linkedin, respectivamente.

Sim, toda rede social possui suas peculiaridades. Os vídeos curtos produzidos para o Snap certamente não funcionariam fora dali. O público corporativo costuma preferir artigos e notícias sobre o mercado de trabalho. Ou seja, a linguagem deve se adequar ao meio e à audiência em questão.

De todo modo, os valores da marca precisam ser constantes. O discurso deve estar afinado e corresponder à imagem geral que se quer passar: qualidade de ensino, tradição, preço acessível ou o que for.

Prioridade 3 – Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

A sigla para Customer Relationship Management designa um conjunto de ferramentas cada vez mais populares em escolas e faculdades. Com o CRM, pode-se acompanhar um indivíduo durante todo o ciclo de venda.

Esse recurso funciona na captação de novos alunos. As estatísticas apontam quais leads têm mais chances de avançar no funil agora e quem poderá se interessar por um curso daqui a alguns anos.

Também se trabalha a retenção dos estudantes que já ingressaram no quadro discente. Os softwares registram quais são as principais demandas do público interno –  como problemas na rematrícula ou negociação de mensalidades em atraso. Esses dados servem de base para reforçar o treinamento das equipes de atendentes.

Prioridade 4 – Automação de marketing

Os softwares de automação de marketing também despontam entre as prioridades das instituições de ensino. Disparo de e-mails, agendamento de posts em redes sociais, publicação de formulários e coleta de informações para posterior análise são algumas das tarefas que podem ser delegadas às máquinas.

Com essas medidas, a equipe ganha em escala. Pode-se produzir mais e atingir mais gente em menos tempo. Os dados obtidos também ajudam a refinar as estratégias e permitem alocar o orçamento de maneira ainda mais efetiva.

Quer saber mais sobre como o Marketing Digital pode reforçar a presença da sua marca na rede? Então siga o blog da Fator e acompanhe as novidades. Se restou alguma dúvida, não se esqueça de deixar um comentário com sua sugestão de pauta.

 

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