Fator | Performance Driven Marketing

4 perguntas sobre Facebook e Marketing para sua IEs responder

O Facebook continua sendo um dos principais canais de marketing das instituições de ensino superior. Entre seus 1,5 bilhão de usuários, o público universitário segue presente na plataforma. Assim, o site serve tanto para estratégias de relacionamento quanto para prospecção e retenção de leads. O importante é saber usá-lo.

Como aproveitar o Facebook no Marketing de uma IES

Embora você acesse a rede de Mark Zuckerberg com frequência no dia a dia, talvez ainda não conheça o potencial comercial de uma fanpage. A presença digital precisa ser mantida com uma estratégia de longo prazo. Isso aumenta a visibilidade do negócio e pode ampliar o alcance da marca a novas audiências.

Por isso, se sua IES já possui uma página no Facebook, mas não apresenta resultados expressivos, faça-se os seguintes questionamentos.

  1. Você conhece todas as ferramentas do Facebook?

O Facebook Ads é um serviço que possibilita a criação de anúncios dinâmicos. De valor reduzido, em comparação a outras mídias pagas, permite a segmentação do público com base no local de moradia, na idade ou na profissão, entre outras variáveis. O direcionamento das campanhas se torna muito mais preciso.

Porém, nem só de publicidade vive a rede social. O relacionamento com os seguidores também deve acontecer de maneira orgânica. Portanto, é preciso entender as dinâmicas e a linguagem utilizada nos posts. Publicar conteúdo relevante, e com regularidade, ajuda a aumentar o engajamento e a consolidar a audiência.

  1. A fanpage conta uma história envolvente?

Muitas páginas de faculdade servem como repositório de fotos e espaço para divulgação dos eventos do curso. Essas até são ações válidas, mas não ajudam a fortalecer a identidade da marca – pelo menos, não fora do ambiente acadêmico. É preciso contar histórias cativantes, seja sobre os cursos, seja sobre as pessoas que dão vida ao campus.

O storytelling leva tempo, mas envolve naturalmente alunos, professores e funcionários. Conforme for a repercussão e o alcance dos posts, esses resultados chegam a outros círculos sociais. Afinal, quando um estudante curte uma publicação, é provável que seus parentes também vejam o conteúdo. Um primo em idade escolar pode se interesse pela universidade e resolver cursar a graduação lá.

  1. A página gera tráfego para o site da IES?

Embora alguns posts funcionem apenas no contexto do Facebook, a comunicação deve ir além de fotos, textos curtos e cards explicativos. Certifique-se de publicar links externos, para um blog ou para outras páginas dentro do site da IES.

O portal institucional deve, sempre, ser o veículo oficial para onde convirjam as demais estratégias de marketing. Sendo assim, é necessário gerar tráfego para o próprio endereço na web. Esse movimento permite, ainda, mensurar taxas de retenção e avaliar quais são os leads que precisam ser nutridos.

  1. Os posts têm um alcance aceitável?

Recentemente, anunciou-se que o algoritmo do Facebook priorizará mais fotos de família e posts gerados pelos amigos, em detrimento de notícias e publicações de páginas comerciais. Ou seja, o alcance orgânico será cada vez mais raro, a menos que as empresas contem boas histórias e conquistem a participação dos seguidores (curtidas e compartilhamentos espontâneos).

Também vale a pena avaliar quais materiais devem ser impulsionados. Inscrições para o vestibular, assim como outros eventos que demandem maior divulgação, podem contar com esse aporte financeiro. De todo modo, estabeleça critérios claros de segmentação para atingir uma parcela qualificada de usuários.

 

banner-blog-marketing-digital-instituicoes-de-ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.