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4 Dicas de Marketing Digital para Agências de Viagens

Apesar do encolhimento no turismo do Brasil no ano de 2015, ocorrido devido a uma crise financeira global que atingiu em cheio os países em desenvolvimento, este é um setor bastante promissor e que não para de crescer em todo o mundo.

Já existe uma expectativa otimista para o turismo no último trimestre de 2016 e para todo o próximo ano, com um cenário motivado por novos investimentos e uma mudança política do país.

Para aproveitar este momento é necessário que as agências de viagens façam investimentos em marketing para divulgarem seus negócios e alcançarem melhores resultados. Uma ótima forma de fazer isto é através do marketing digital, com custo mais controlado e métricas claras de resultado.

O marketing digital é uma ciência muito distante do marketing tradicional, pois mesmo que se baseie na mesma premissa – gerar valor nos produtos e serviços de empresas -, o esquema de funcionamento é diferente. Se no modelo tradicional é a empresa que vai atrás do potencial cliente, visando atraí-lo e torná-lo um consumidor efetivo, no marketing digital ocorre o contrário, ou seja, é o consumidor quem vai até à empresa motivado por suas necessidades.

Então como aproveitar esse momento? Vamos conhecer algumas das ferramentas de maketing digital e inbound marketing que podem transformar a maneira como as empresas e trabalhadores do segmento de turismo fazem negócios.

Landing pages

A landing pages nada mais são que uma página de conversão. Nelas, as empresas oferecem algo para o consumidor interessado, como cupons promocionais, e-books e outros tipos de conteúdos, em troca das informações pessoais e de contato dos consumidores.

Assim, o grande benefício das landing pages é que, além de conhecer o perfil dos internautas interessados, facilitando em ações de marketing tradicional e digital, ainda é possível usar de estratégias promocionais com os dados de contato, como envio de newsletter, e-mails promocionais, dentre outros.

Como aproveitar? Crie landing pages simples, ofereça um desconto ou uma promoção, ou até mesmo um orçamento para um roteiro totalmente personalizado. Em troca o usuário deverá preencher seus dados (ajudando a traçar o perfil) e você poderá se relacionar com ele durante os próximos meses.

E-mail marketing e Automação de Marketing

No digital o relacionamento é tudo. Porém não basta simplesmente enviar um e-mail em massa para uma base de contatos e achar que terá resultado. É necessário estruturar uma estratégia de contato apenas com os leads mais relevantes, entregando para eles o que eles buscam.

Por exemplo: Se você tem um novo pacote de viagens com preços ótimos para uma temporada no Havaii, quem você acha que terá mais interesse em sua lista de contatos? Aquelas pessoas que pediram orçamentos para um pacote em Bariloche ou aquelas que estavam interessadas em surfar no Panamá ou em um resort em Cancún?

Envie seu e-mail apenas para as pessoas certas, de forma automática e inteligente, e você começará a ter mais resultados com e-mail marketing!

Adwords

O Adwords é uma plataforma do Google que permite o anúncio das empresas nas páginas de resultados do buscador

Esses anúncios, que geralmente aparecem no topo dos resultados, são de grande utilidade, pois além de aumentarem as chances do internauta entrar no site da empresa, conhecer os produtos e serviços e, consequentemente, da compra efetiva, estes anúncios tornam-se um diferencial de investimento mais atrativo, pois utilizam o sistema de pagamento pay-per-click. Neste sistema, o anunciante paga somente quando o anúncio é clicado, e este pagamento gira em torno de alguns centavos, ou seja, tem uma ótima relação custo/benefício.

SEO

O SEO é bastante similar ao Adwords, porém não consiste em anúncios, mas sim na qualidade do conteúdo. Supomos que o site ou blog possui conteúdos do interesse dos usuários, como artigos com os destinos mais populares, destinos mais baratos, melhores opções de hospedagem, dentre outros. O papel do Google é, através de um algoritmo, analisar a qualidade do conteúdo textual, uso das palavras-chaves, ligações entre as páginas do site, ligações entre as páginas do site com outros sites, dentre outros.

Quanto maior a “nota” que o site recebe pelo algoritmo, melhor sua posição, ou seja, maiores as chances do site aparecer entre os primeiros resultados das primeiras páginas do Google, aumentando as chances de clique e compra dos serviços e/ou produtos.

O marketing digital não pode ser deixado de lado no segmento de turismo. Além da eficácia e baixo custo, a grande vantagem é que os resultados de todas as campanhas podem ser mensurados de forma simples, aumentando as chances de sucesso de ações futuras em marketing digital.

 

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.