Se tem uma palavra capaz de resumir o marketing digital atualmente é velocidade. Tendências de mercado vêm e vão, num ritmo cada vez mais acelerado. Para conquistar o público e antecipar-se às mudanças, é preciso manter-se em movimento.
E nunca o ditado tempo é dinheiro fez tanto sentido. De acordo com um levantamento do site Kissmetrics, 40% dos usuários abandonam uma página após três segundos de espera. Imagine se o portal que não carrega for, justamente, o seu e-commerce. Resultado: oportunidades de negócio perdidas.
O Facebook já anunciou que punirá links para sites lentos eles não serão tão visíveis no aplicativo mobile da rede social. As buscas do Google também já priorizam homepages otimizadas para celular e outros dispositivos móveis. Tudo porque a navegação nesses aparelhos deu um salto, nos últimos anos.
Portanto, se você é profissional de marketing, não deixe de lado as campanhas pensadas para telinhas pequenas. Trata-se de um conteúdo que pode ser consumido não só em casa, mas no deslocamento para o trabalho ou a faculdade. A partir daí, surgem outras tendências importantes. Dê uma olhada.
Adaptações em tempo real
Em artigo para o Forbes Technology Council, o empresário Jason Cohen afirma que a nova mentalidade deve ser a do intrapreneur, o profissional que inova dentro de seu próprio setor. A filosofia a ser seguida é a da criatividade e da experimentação. Dessa maneira, pode-se eliminar rapidamente o que não deu certo e concentrar esforços no que realmente funciona.
No bom português, seria a malemolência, o jeitinho ou a gambiarra. Esse jogo de cintura é importante porque, devido à velocidade do mercado, não se pode mais seguir um planejamento de longo prazo à risca. A visão macro continua sendo importantíssima, mas precisará de adaptações em tempo real.
Quanto mais cedo for feito o ajuste de rota, mais rápido pode-se conseguir retorno sobre o investimento. E a tecnologia dará um empurrão. A tendência é que as ferramentas de análise ganhem novas funcionalidades, permitindo a coleta e o tratamento de dados instantaneamente. Tanto volume de informações demandará tomadas de decisão mais ágeis e precisas.
Diversidade = personalização
Quando se pensa em consumidor, deve-se ter em mente um cenário global. Sim, a web derrubou fronteiras físicas e, hoje, é possível atingir targets no mundo todo. Mas não se trata só de geografia. Linguagens, idades, comportamentos e ideologias políticas: a pluralidade tomou conta até dos nichos mais específicos.
Lembre-se dos grupos de Whatsapp. Uns anos atrás, era impossível imaginar tias e avós conversando conosco pelo celular. Hoje, essa realidade chega a ser banal. Diversos segmentos da sociedade estão on-line, conversando com amigos, lendo notícias e, claro, fazendo compras.
Na hora de elaborar uma estratégia de marketing, essas particularidades são o ponto de partida. Públicos-alvo pulverizados demandam abordagens igualmente pormenorizadas. Dos posts em redes sociais aos links patrocinados, será necessário encontrar meios para atingir esses indivíduos. É quase como se cada campanha fosse desenhada especialmente para um único consumidor.
Domínio dos dados
A tarefa aparentemente hercúlea de segmentar a comunicação fica muito mais simples com as ferramentas certas. Os serviços de marketing digital muitas vezes, gratuitos fornecem dados sobre a audiência e auxiliam na criação de campanhas ultraespecíficas. A gama variada permite testes A/B, automatização de e-mails, avaliação do nível de engajamento e muito mais.
Com tamanho volume de informação, porém, aumenta a complexidade. Assim, os profissionais da área terão que aprofundar suas habilidades de data analytics. O segredo estará em saber lapidar os dados brutos e transformá-los em insights brilhantes (e úteis) para alavancar os negócios.