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3 tendências de marketing digital para 2018

Se tem uma palavra capaz de resumir o marketing digital atualmente é velocidade. Tendências de mercado vêm e vão, num ritmo cada vez mais acelerado. Para conquistar o público e antecipar-se às mudanças, é preciso manter-se em movimento.

E nunca o ditado “tempo é dinheiro” fez tanto sentido. De acordo com um levantamento do site Kissmetrics, 40% dos usuários abandonam uma página após três segundos de espera. Imagine se o portal que não carrega for, justamente, o seu e-commerce. Resultado: oportunidades de negócio perdidas.

O Facebook já anunciou que punirá links para sites lentos – eles não serão tão visíveis no aplicativo mobile da rede social. As buscas do Google também já priorizam homepages otimizadas para celular e outros dispositivos móveis. Tudo porque a navegação nesses aparelhos deu um salto, nos últimos anos.

Portanto, se você é profissional de marketing, não deixe de lado as campanhas pensadas para telinhas pequenas. Trata-se de um conteúdo que pode ser consumido não só em casa, mas no deslocamento para o trabalho ou a faculdade. A partir daí, surgem outras tendências importantes. Dê uma olhada.

Adaptações em tempo real

Em artigo para o Forbes Technology Council, o empresário Jason Cohen afirma que a nova mentalidade deve ser a do “intrapreneur”, o profissional que inova dentro de seu próprio setor. A filosofia a ser seguida é a da criatividade e da experimentação. Dessa maneira, pode-se eliminar rapidamente o que não deu certo e concentrar esforços no que realmente funciona.

No bom português, seria a malemolência, o jeitinho ou a gambiarra. Esse jogo de cintura é importante porque, devido à velocidade do mercado, não se pode mais seguir um planejamento de longo prazo à risca. A visão macro continua sendo importantíssima, mas precisará de adaptações em tempo real.

Quanto mais cedo for feito o ajuste de rota, mais rápido pode-se conseguir retorno sobre o investimento. E a tecnologia dará um empurrão. A tendência é que as ferramentas de análise ganhem novas funcionalidades, permitindo a coleta e o tratamento de dados instantaneamente. Tanto volume de informações demandará tomadas de decisão mais ágeis e precisas.

Diversidade = personalização

Quando se pensa em consumidor, deve-se ter em mente um cenário global. Sim, a web derrubou fronteiras físicas e, hoje, é possível atingir targets no mundo todo. Mas não se trata só de geografia. Linguagens, idades, comportamentos e ideologias políticas: a pluralidade tomou conta até dos nichos mais específicos.

Lembre-se dos grupos de Whatsapp. Uns anos atrás, era impossível imaginar tias e avós conversando conosco pelo celular. Hoje, essa realidade chega a ser banal. Diversos segmentos da sociedade estão on-line, conversando com amigos, lendo notícias e, claro, fazendo compras.

Na hora de elaborar uma estratégia de marketing, essas particularidades são o ponto de partida. Públicos-alvo pulverizados demandam abordagens igualmente pormenorizadas. Dos posts em redes sociais aos links patrocinados, será necessário encontrar meios para atingir esses indivíduos. É quase como se cada campanha fosse desenhada especialmente para um único consumidor.

Domínio dos dados

A tarefa aparentemente hercúlea de segmentar a comunicação fica muito mais simples com as ferramentas certas. Os serviços de marketing digital – muitas vezes, gratuitos – fornecem dados sobre a audiência e auxiliam na criação de campanhas ultraespecíficas. A gama variada permite testes A/B, automatização de e-mails, avaliação do nível de engajamento e muito mais.

Com tamanho volume de informação, porém, aumenta a complexidade. Assim, os profissionais da área terão que aprofundar suas habilidades de data analytics. O segredo estará em saber lapidar os dados brutos e transformá-los em insights brilhantes (e úteis) para alavancar os negócios.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

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