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3 passos para levar o prospect à conversão

Hoje vamos falar sobre como levar o prospect à conversão. Em outras palavras, queremos explicar como o público-alvo se transforma em clientela.

Para isso, não basta entender o funcionamento do funil de vendas e gerar conteúdo para um nicho de mercado. É preciso ir além. Você deve acompanhar a jornada de compra do indivíduo para agir no momento certo.

3 dicas para levar o prospect à conversão

A seguir, damos dicas práticas que servem para qualquer segmento comercial. Claro que cada ramo tem suas particularidades, mas este passo a passo serve como um ponto de partida eficiente. Veja só:

  1. Invista no Inbound Marketing

Comecemos pela velha máxima dos negócios: quem não é visto não é lembrado. Sua marca precisa marcar presença nos canais de contato. Sem esse destaque, os consumidores vão preferir a concorrência.

Manter um blog é uma ótima tática. O diferencial do Inbound Marketing, em relação à publicidade tradicional, está na oferta de conteúdo para educar o público. Assim, a companhia vai se tornando referência no assunto que domina.

Por exemplo, digamos que você queira aumentar as vendas de farinha de aveia no seu armazém. Talvez o visitante do site não se interesse pelo produto, simplesmente por falta de conhecimento. Porém, se ele souber dos benefícios desse cereal para a saúde, e se aprender receitas simples que levem a farinha, passará a comprá-la com mais frequência. Ou seja: produza alguns posts nessa linha.

  1. Tenha anúncios relevantes

Outra estratégia para conquistar o público é trabalhar um argumento de venda convincente. Você até pode ter o preço mais baixo ou uma qualidade de serviço superior, mas o Marketing Digital evidencia um terceiro elemento da equação: a conveniência.

Muitas buscas no Google acontecem pelo celular, quando o usuário está na rua. Desse modo, os resultados levam em conta a localização geográfica do estabelecimento. Se alguém procurar por “pet shop” ou “oficina mecânica”, vai encontrar as lojas mais próximas nas redondezas.

Portanto, planeje com cuidado sua campanha de AdWords. Use as palavras-chave adequadas às buyer personas que você definiu. Mantenha, ainda, uma página no Google Meu Negócio – ela garante visibilidade a informações essenciais, como o horário de funcionamento e o telefone para reservas.

  1. Faça follow-up

Já explicamos como o follow-up pode ser importante na captação de alunos. Só que essa ferramenta serve tanto para instituições de ensino quanto para qualquer outra área de atuação.

A técnica consiste em abordar o prospect na hora decisiva. Pode ser um e-mail, um SMS ou mesmo um telefonema. O importante é entender por que o processo de compra foi interrompido e o que pode ser feito para ele seguir adiante. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor.

Nesse ponto, as equipes de marketing e vendas devem trabalhar em sintonia. Estipule protocolos padrão para o follow-up. Tenha um CRM para registrar as tentativas de contato. Por fim, liste quais foram bem-sucedidas. Esse processo também ajuda a definir critérios mais objetivos na hora de filtrar leads qualificados.

As três etapas que citamos aqui funcionam como os alicerces de uma estratégia de marketing. Com o tempo, é possível utilizar as ferramentas digitais para monitorar o comportamento dos consumidores e verificar quais prospects têm mais chances de conversão. A grande sacada é saber identificar as oportunidades de negócio.

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.