Uma estratégia de marketing digital funciona muito bem para pequenos negócios. Como é possível definir o alcance dos anúncios com base na localização geográfica do usuário, as campanhas acabam sendo mais precisas.
Dicas de marketing digital para empreendimentos locais
O investimento nesse tipo de divulgação é relativamente baixo, quando comparado ao potencial de retorno econômico. Acompanhe as dicas:
Tenha um site mobile friendly
Se o consumidor estiver na rua e bater a fome, ele provavelmente vai utilizar o smartphone para procurar o endereço de um restaurante. Por isso, o site do empreendimento deve ser leve e responsivo, de modo que carregue rapidamente e se adapte a todos os formatos de tela.
Otimize a página para buscas locais
Além de uma descrição completa dos produtos ou serviços oferecidos, o website da empresa também deve fornecer informações relevantes à clientela local. Elas incluem localização, horário de funcionamento e canais de contato, como e-mail ou número do telefone. Certifique-se de que esses dados estejam visíveis.
Use um bom call to action
O objetivo do site corporativo é conquistar mais clientes. Portanto, o público precisa saber quais passos deve seguir para ter o atendimento desejado. O salão só funciona com hora marcada? Insira um agende seu horário junto aos dados de contato. O bar não aceita reservas? Explique isso.
Atualize as redes sociais
Manter um calendário regular de posts é importante para reforçar a presença digital da marca. Planeje um conteúdo relevante, que seja de interesse dos seguidores e tenha a ver com a natureza do seu negócio. Por exemplo: se você tem uma petshop, dê dicas de cuidados com os animais domésticos.
Explore recursos multimídia
Fotos e vídeos também podem fazer parte da estratégia de mídias sociais. Esse tipo de material causa impacto e se destaca no feed. Aqui, também vale a ideia de ser condizente com seu segmento de atuação. E não se esqueça do call to action.
Filtre a audiência pela localização
O Facebook Ads fornece essa ferramenta. Os anúncios da sua loja ficam visíveis apenas para usuários num raio geográfico específico. Dá, ainda, para administrar outras variáveis, como gênero, idade e interesses da pessoa.
Use palavras-chave locais
A definição de palavras-chave faz parte da estratégia de SEO, que ajuda a ranquear uma página em buscadores como o Google. No caso de negócios locais, os termos devem ser ainda mais precisos. Restaurante italiano em Porto Alegre atrairá um público mais qualificado que a keyword genérica restaurante italiano.
Recorra a serviços como o Google My Business
Essa ferramenta gratuita permite que você preencha uma lista com informações oficiais da empresa. Dessa forma, os dados importantes aparecem tanto no buscador quanto no Google Maps. O usuário encontra, facilmente, o endereço e os horários de funcionamento do ponto comercial.
Redefina a estratégia de marketing com base nos resultados
Se as palavras-chave não estão gerando muitos cliques, talvez seja prudente mudá-las. Um baixo número de visitantes na loja on-line também pode indicar que a estratégia digital demanda alterações. Observe os leads que interromperam o processo de compra e utilize o retargeting para reconquistá-los.
Monitore os comentários
Do Facebook ao Reclame Aqui, sempre haverá quem comente e avalie seu atendimento. Se a repercussão for negativa, responda com educação e proponha soluções ao problema.
Lembre-se: queixas recorrentes apontam falhas crônicas que precisam ser resolvidas. Em empreendimentos de bairro, a insatisfação da clientela significa prejuízo nas vendas, o que pode ser irreversível.
Solicite feedback
Infelizmente, a clientela tem mais chances de compartilhar uma experiência ruim que elogiar alguma empresa na rede. Para conseguir reviews positivos, então, o jeito é incluir lembretes aos consumidores. Pode ser um e-mail de pós-venda com um recado simpático: gostou do atendimento na nossa pousada? Deixe um comentário no Trip Advisor! Sua opinião é muito importante para mantermos a excelência do serviço.
Avise que a empresa está on-line
Se você tem uma unidade física, e não um e-commerce, cabe divulgar o site e as páginas sociais aos frequentadores do lugar. Pode ser com um cartaz na saída, um panfleto no balcão do caixa ou mesmo uma fala do atendente.
Veja o que funciona melhor
Com o tempo, será possível determinar quais táticas de marketing digital fornecem o melhor retorno sobre o investimento. Isso significa que você terá que reorientar o planejamento estratégico com base nos resultados apresentados. O importante é garantir visibilidade para que o público continue encontrando seu pequeno negócio.
Quer conhecer mais soluções para empreendimentos locais? Então não deixe de conferir o blog da Fator Digital.