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13 Dicas de Marketing Digital para Negócios Locais

Uma estratégia de marketing digital funciona muito bem para pequenos negócios. Como é possível definir o alcance dos anúncios com base na localização geográfica do usuário, as campanhas acabam sendo mais precisas.

Dicas de marketing digital para empreendimentos locais

O investimento nesse tipo de divulgação é relativamente baixo, quando comparado ao potencial de retorno econômico. Acompanhe as dicas:

  1. Tenha um site mobile friendly

Se o consumidor estiver na rua e bater a fome, ele provavelmente vai utilizar o smartphone para procurar o endereço de um restaurante. Por isso, o site do empreendimento deve ser leve e responsivo, de modo que carregue rapidamente e se adapte a todos os formatos de tela.

  1. Otimize a página para buscas locais

Além de uma descrição completa dos produtos ou serviços oferecidos, o website da empresa também deve fornecer informações relevantes à clientela local. Elas incluem localização, horário de funcionamento e canais de contato, como e-mail ou número do telefone. Certifique-se de que esses dados estejam visíveis.

  1. Use um bom call to action

O objetivo do site corporativo é conquistar mais clientes. Portanto, o público precisa saber quais passos deve seguir para ter o atendimento desejado. O salão só funciona com hora marcada? Insira um “agende seu horário” junto aos dados de contato. O bar não aceita reservas? Explique isso.

  1. Atualize as redes sociais

Manter um calendário regular de posts é importante para reforçar a presença digital da marca. Planeje um conteúdo relevante, que seja de interesse dos seguidores e tenha a ver com a natureza do seu negócio. Por exemplo: se você tem uma petshop, dê dicas de cuidados com os animais domésticos.

  1. Explore recursos multimídia

Fotos e vídeos também podem fazer parte da estratégia de mídias sociais. Esse tipo de material causa impacto e se destaca no feed. Aqui, também vale a ideia de ser condizente com seu segmento de atuação. E não se esqueça do call to action.

  1. Filtre a audiência pela localização

O Facebook Ads fornece essa ferramenta. Os anúncios da sua loja ficam visíveis apenas para usuários num raio geográfico específico. Dá, ainda, para administrar outras variáveis, como gênero, idade e interesses da pessoa.

  1. Use palavras-chave locais

A definição de palavras-chave faz parte da estratégia de SEO, que ajuda a ranquear uma página em buscadores como o Google. No caso de negócios locais, os termos devem ser ainda mais precisos. “Restaurante italiano em Porto Alegre” atrairá um público mais qualificado que a keyword genérica “restaurante italiano”.

  1. Recorra a serviços como o Google My Business

Essa ferramenta gratuita permite que você preencha uma lista com informações oficiais da empresa. Dessa forma, os dados importantes aparecem tanto no buscador quanto no Google Maps. O usuário encontra, facilmente, o endereço e os horários de funcionamento do ponto comercial.

  1. Redefina a estratégia de marketing com base nos resultados

Se as palavras-chave não estão gerando muitos cliques, talvez seja prudente mudá-las. Um baixo número de visitantes na loja on-line também pode indicar que a estratégia digital demanda alterações. Observe os leads que interromperam o processo de compra e utilize o retargeting para reconquistá-los.

  1. Monitore os comentários

Do Facebook ao Reclame Aqui, sempre haverá quem comente e avalie seu atendimento. Se a repercussão for negativa, responda com educação e proponha soluções ao problema.

Lembre-se: queixas recorrentes apontam falhas crônicas que precisam ser resolvidas. Em empreendimentos de bairro, a insatisfação da clientela significa prejuízo nas vendas, o que pode ser irreversível.

  1. Solicite feedback

Infelizmente, a clientela tem mais chances de compartilhar uma experiência ruim que elogiar alguma empresa na rede. Para conseguir reviews positivos, então, o jeito é incluir lembretes aos consumidores. Pode ser um e-mail de pós-venda com um recado simpático: “gostou do atendimento na nossa pousada? Deixe um comentário no Trip Advisor! Sua opinião é muito importante para mantermos a excelência do serviço.”

  1. Avise que a empresa está on-line

Se você tem uma unidade física, e não um e-commerce, cabe divulgar o site e as páginas sociais aos frequentadores do lugar. Pode ser com um cartaz na saída, um panfleto no balcão do caixa ou mesmo uma fala do atendente.

  1. Veja o que funciona melhor

Com o tempo, será possível determinar quais táticas de marketing digital fornecem o melhor retorno sobre o investimento. Isso significa que você terá que reorientar o planejamento estratégico com base nos resultados apresentados. O importante é garantir visibilidade para que o público continue encontrando seu pequeno negócio.

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Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.