Fator | Performance Driven Marketing

10 táticas de marketing para e-commerce que você precisa urgentemente

Tentando aumentar o volume de acessos e venda de sua loja virtual? Óbvio… Isso é que todo e-commerce está buscando. Entretanto, existem algumas estratégias bem simples que você precisa colocar em ação e que poderão gerar resultados rapidamente:

1 – Testes A/B de páginas de produtos para melhorar a taxa de conversão

Uma boa taxa de conversão é essencial para aumentar o volume de venda. E uma das formas mais inteligentes de melhorar a taxa de conversão é através de testes A/B nas páginas de produtos. Quando você não sabe qual título, layout ou até cor do botão de compra vai funcionar melhor, teste duas versões diferentes e deixe o cliente escolher para você.

Ferramentas para testes A/B permitem que você divida o tráfego da página em duas diferentes versões dela, de forma que você possa olhar no Analytics e entender qual produziu mais conversões e engajamento dos visitantes. Você pode testar:

  • Títulos e chamadas
  • Layouts de página
  • Navegação
  • CTA de botão de compra, além de cores e tamanhos.
  • Uso de mídias e imagens diferentes para produtos

2 – Simplifique a navegação

Todo visitante deve ter uma boa experiência de usuário. Se não tiver, ele não irá comprar de você ou sequer voltar para seu site. A chave para uma boa experiência de usuário é fazer com que a navegação seja estupidamente simples para qualquer área ou produto do seu site. Todas as páginas devem estar no máximo a 3 cliques de distância da home page.

Uma dica de usabilidade é pedir para amigos ou familiares, com as mais diferentes intimidades com internet, para navegar pelo site e deixá-los citar o quão simples ou confuso eles acharam o processo.

3 – Crie um fluxo de reviews de produtos

Reviews lhe dão credibilidade. Credibilidade lhe dá mais vendas. Clientes costumam confiar em reviews que leem online tanto quanto um amigo que faz uma recomendação pessoal. De fato, 55% dos compradores dizem que costumam ler reviews online e consideram isso parte natural do processo de compra. Reviews de produtos também ajudam o site a posicionar melhor em mecanismos de busca, trazendo mais tráfego de qualidade e potenciais vendas.

4 – Refaça as descrições de seus produtos e deixe-as mais exclusivas e completas

Grande parte das lojas virtuais subestimam o potencial do conteúdo de qualidade para melhorar taxas de conversão, porém eles tem um impacto muito importante.

Imagens de qualidade também são importantes, porém não podemos esquecer de descrições de qualidade para os produtos. Clientes vêem as imagens, mas mecanismos de busca não. Algumas ações simples ajudam a criar descrições que vendem, usando palavras-chave relevantes, deixando os textos únicos e exclusivos para sua loja e escrevendo textos vendedores. Jamais use a descrição do fabricante, pois elas serão encaradas pelo Google como conteúdo duplicado, inclusive penalizando seu posicionamento.

5 – Envie e-mails de carrinho abandonado

A média de abandono de carrinho é superior a 70%. É elevado e faz com que boas lojas percam muitas vendas. Então o que fazer? Você consegue reduzir a hesitação do usuário e lembrá-lo da compra ao enviar um e-mail de “carrinho abandonado” alguns minutos ou horas depois do ocorrido. Convença seu cliente a retornar e comprar, inclusive oferecendo um benefício, como um cupom de desconto para essa compra ou para a próxima.

Você também pode fazer como a Black Milk, que envia um e-mail fofinho de um filhote com a frase “por que você me abandonou?”. De cortar o coração, não?  😉

abandon-email

6 – Gerencie e faça a nutrição de sua lista de contatos

Uma boa estratégia de e-mail marketing ajuda lojas virtuais a gerarem vendas. Parte dessa estratégia é saber como gerenciar as listas de contatos e nutrir os leads ali presentes. O objetivo do e-mail marketing não é vender, mas sim criar e evoluir um relacionamento com seu público alvo (o que então fará você vender mais).

É aqui que entra o conceito de “nutrição”. Com e-mails de nutrição, você se relaciona com seu público de forma sutil, nutrindo uma relação de confiança e educando seu público alvo, entretendo e contando histórias. É importante enviar os e-mails de forma consistente e as mensagens certas para as pessoas certas. Ninguém quer receber e-mails de spam no final do ano de uma empresa que não entrou em contato durante os 10 meses anteriores!

7 – Transforme os visitantes de topo de funil em leads

As vezes um visitante cai no seu site mas ainda não está pronto para comprar seu produto. Talvez ele ainda nem saiba que PRECISA do seu produto. Mas quem disse que você não pode transformar esse visitante em um lead enquanto ele navega? Se você tiver algo interessante para dar em troca, como um ebook ou outro benefício que funcione no seu segmento, você pode pedir o preenchimento do nome e e-mail e ter um lead para nutrir e garantir uma venda no futuro!

8 – Faça uma parceria com um influenciador do seu segmento

Influenciadores já tem uma audiência engajada. Por que não atacar diretamente essa audiência? Utilizando estratégias de marketing através de influenciadores, como blogueiros, você pode impactar um público muito qualificado e com grande potencial de compra. Não seja tímido, encontre os influenciadores e converse com eles sobre estratégias de divulgação para sua empresa. Alguns poderão fazer ações em troca de receber um produto seu de brinde para análise, por exemplo!

9 – Acompanhe de perto os problemas de SEO

Sites de e-commerce sofrem com todos os problemas de SEO que você pode imaginar. Problemas com URLs ruins, erros 404 (produtos que não existem mais, por exemplo), redirecionamentos incorretos, meta dados, etc. Tudo isso poderá prejudicar muito a performance de SEO e reduzir o volume de acessos e potencial de conversão. Tenha sempre uma agência ou profissional qualificado para monitorar os problemas e sugerir soluções rápidas e eficientes para garantir uma boa experiência para o usuário e para os mecanismos de busca.

10 – Instale o novo pixel de Facebook para retargeting e outras informações

Se você ainda não conhece o novo pixel de Facebook, leia mais sobre ele. Essa ferramenta permite colocar uma linha de código no seu site para monitorar conversões, criar uma audiência segmentada e ter insights sobre como as pessoas utilizam sua loja virtual.  Depois de instalar você pode medir conversões através de múltiplos dispositivos, otimizar anúncios e garantir que eles sejam vistos por quem tem maior potencial para realizar uma ação. Além disso, você pode criar catálogos de produtos para anunciá-los diretamente na rede social, melhorando os números de conversão.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.