Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

10 pensamentos que os “millennials” tem ao buscar um carro online

Os Millenials, ou simplesmente GERAÇÃO Y, são aquelas indivíduos nascidos entre 1980 e 2000. E eles estão começando a comprar carros, embora tenham um comportamento cada vez mais divergente de seus pais.

 

Na verdade, nesse momento, os millenials já estão se tornando os principais consumidores do mundo, e as marcas estão enfrentando um grande desafio para entendê-los e conseguir vender produtos para eles. É um público totalmente novo, diferente de tudo que já existiu, ainda mais se considerarmos o quanto a tecnologia vem modificando os negócios nos últimos 30 anos.

 

Com o segmento automotivo evoluindo e se adaptando, é hora das concessionárias começarem a entender o que move essa nova audiência e que experiências eles procuram (sim, eles querem experiências, e não apenas comprar um carro).

Abaixo estão 10 pensamos que millenials podem ter ao buscar por um carro online antes mesmo de visitar pessoalmente uma concessionária:

 

1 – Tudo começa pelo Google


Parece clichê mas, sim, tudo começa pelo Google. Se eles tem QUALQUER dúvida, primeiro eles buscam ali. Se sua loja ou concessionária não aparece no Google, ela não existe. Não importante quantas vezes esse público já passou na FRENTE da sua loja ou até mesmo quantos comerciais de TV eles viram. Se sua concessionária não aparecer nos resultados quando ele buscar online, ela estará FORA DO MERCADO.

Dica: Invista em Search marketing.

 

2 – Você será julgado pelo design do site

 

Se o site da sua loja ou concessionária parece algo do início dos anos 2000, as chances de um millenial confiar na sua imagem e visitar sua loja física é zero. O design do site será a primeira impressão (e talvez a única) que ele terá de sua loja física, e a experiência que ele busca é parecida: um ambiente agradável, amigável, honesto e fácil de interagir. Se sua loja estive longe disso, é hora de rever a comunicação.

Dica: O site é a representação virtual da sua loja física. Tenha certeza que ele funciona para quem busca em celular (responsivo), siga as melhores práticas de design e seja uma experiência de navegação agradável e intuitiva. Construa ele com foco no usuário e não deixe de investir o que for necessário para essa plataforma!

 

3 – Existem opções amigáveis ao meio ambiente?

 

Os Millenials estão entrando como uma “geração verde”, preocupada com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Por que as concessionárias também não podem pensar assim? Nos EUA um dos fatores que mais influenciam a disponibilidade de um comprador por pagar MAIS em um carro é justamente a opção que há maior preocupação com meio ambiente.

No Brasil a Ford surfou nessa onda ao lançar o Fusion EcoBoost, com 15% menos emissão de gases e 30% mais eficiência de consumo de combustível. Parece bobagem, mas os Millenials não acham.

Dica: Não deixe o site da concessionária com filtros óbvios, como “cor”, “câmbio” e assim por diante. Adicione opções eco-friendly, como “baixo consumo” ou “baixa emissão de gases”.

 

4 – Não presuma que todos querem bancos de couro

 

Diferentemente das gerações anteriores, os Millenials nem sempre consideram banco de couro como algo “luxuoso”. Assim como a opção eco-friendly, eles também buscam veículos que não usam couro no seu interior.
Dica: uma opção de filtro com base no material sintético para o interior do veículo.

 

5 – Ferramentas de chat são invasivas


Ao navegar por diversos sites de concessionárias, uma coisa se repete: Todas usam ferramentas de chat. Em uma geração que é cada vez mais reservada na hora de disponibilizar dados online, o chat se torna invasivo e muitas vezes fica “pipocando” pela tela por cada página que o usuário passa.

Dica: Se o seu site for fácil de navegar (e ele precisa ser), deixe a ferramenta de chat em segundo plano, como uma opção que o usuário PODE usar SE QUISER.

 

6 – Qual o meu poder de troca?

 

Antes de fazer qualquer movimento, ainda mais em tempos de crise, as pessoas querem saber quanto seu veículo atual realmente vale, de forma que possam entender qual o orçamento que elas tem para comprar um novo carro. E esse público não tem problema em GASTAR dinheiro, mas eles querem saber QUANTO podem.

Dica: Implemente uma ferramenta que permita ao visitante dimensionar o valor aproximado do seu carro (uma integração com a tabela FIPE é simples e muito eficiente).

 

7 – Eles não querem disponibilizar os dados pessoais, mas se o fizerem, provavelmente estarão inclinados para a compra

 

Os millenials estão acostumados com o marketing agressivo de hoje. Eles sabem que ao disponibilizar os dados, provavelmente serão bombardeados por ligações e e-mails ao longo dos próximos meses. E sabem que o objetivo é um só: Trazê-lo para dentro da concessionária. Essa é a boa notícia, se eles disponibilizarem os dados é porque muito provavelmente irão visitar a loja.

Dica: entenda que esses leads são mais “quentes” que os tradicionais e muitas vezes já sabem exatamente o que buscam. Só esperam um movimento certo para fechar o negócio.

 

8 – Comunicação é o desafio. Pra mais ou pra menos, você estará errado.

 

Os millenials representam um perfil complicado para se comunicar. Se você contatá-los com muita frequência, eles vão odiar a pressão e não irão mais atendê-lo. Se você contatá-los pouco, eles esquecerão completamente que você existe e acabarão em outros negócios. Complicado, não?

Dica: Esqueça os scripts de ligação e processos tradicionais de venda por telefone. Isso precisa ser reinventado para a geração de millenials, pois eles querem uma experiência diferenciada, uma atenção especial mas sem ser invasivo. E-mail? Whatsapp? Perfeito.

 

9 – Eles querem visitar apenas 1 ou 2 lojas antes da compra


De acordo com o Google, o público de hoje visita apenas 2 concessionárias antes de tomar a decisão de compra. O motivo é simples: Eles fazem a lição de casa online e buscam tudo que precisam saber sobre os modelos e marcas que tem interesse. Dessa forma, no momento em que entram em uma concessionária, eles já sabem exatamente o que estão buscando e querem perder o mínimo de tempo possível.

Dica: Crie a conexão entre o tráfego digital e as lojas físicas sendo útil ao ajudar na tomada de decisão do visitante online. Tire as dúvidas e assegure que será fácil para ele chegar em sua loja, testar o veículo e comprar de forma rápida e objetiva.
Lembre-se que os millenials em breve serão a maior parte do público consumidor (aliás, em determinados segmentos eles já são), então você precisará adaptar seus processos para vender melhor para eles. E a melhor forma de fazer isso é entender como eles buscam e se comportam antes de comprar.

 

banner-blog-marketing-digital-concessionarias

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.