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10 dicas de AdWords para agências de viagens e turismo

O AdWords é simplesmente a plataforma de anúncios online mais utilizada no mundo. Ele permite às agências de viagens e turismo, para citar o nicho principal do assunto desse artigo, exibirem em destaque seus sites para seu público alvo, no exato momento em que ele está buscando no Google. Além disso, o Google AdWords funciona com pagamentos por clique, assim você paga apenas quando alguém clica em seu anúncio.

Quando fazemos consultoria de AdWords para agências de viagens e turismo geralmente destacamos as melhores práticas como sendo os pilares da estratégia para melhorar o sucesso das campanhas. No momento em que você está pagando por uma mídia de marketing, é preciso extrair o máximo dela.

Nesse artigo listamos 10 dicas importantes para quando você estiver criando sua campanha de AdWords para agência de viagens ou turismo.

 

Google AdWords para agências de viagens e turismo

 

1. Planeje com cuidado suas palavras-chave

Planejar as palavras-chave mais importantes do AdWords será trabalhoso. Se você tiver um orçamento limitado, precisará reservar seus gastos para as palavras-chave mais importantes para você. Você precisará incluir a região que sua empresa está inserida (ex.: Agência de viagens em Porto Alegre) na maior parte das palavras-chave, para evitar buscas em áreas que não serão bem vindas.

 

2. Planeje as palavras-chave negativas

Palavras-chave negativas são essenciais em qualquer estratégia de AdWords. Diferentemente das palavras-chave tradicionais, as negativas garantem que seu anúncio NÃO apareça quando alguém usar elas na busca por serviços no Google. Exemplo: Sua agência de viagens oferece pacotes que incluem aulas de mergulho, logo você tem palavras-chave como “Aulas de mergulho” na campanha. Algumas pessoas podem buscar por “Emprego de Professor para Aulas de Mergulho”, então será importante negativar os termos “emprego” ou “professor”.

 

3. Utilize variações de anúncio

É sempre importante utilizar variações do anúncio de AdWords em sua campanha, de forma que você possa comparar qual funciona melhor. Ao construir cada anúncio, destaque todos os benefícios e o que está incluído em seus produtos, ao menos de forma resumida (ou dividida entre múltiplos anúncios). Fale dos preços, pacotes adicionais, serviços extras, refeições incluídas, etc.

 

4. Utilização a inserção dinâmica de Keywords

A inserção dinâmica de palavras-chave permite inserir keywords que você estruturou no corpo do anúncio quando as pessoas buscam por ela. Isso habilita a exibição de um anúncio extremamente relevante, pois conterá os termos usados na busca do usuário. Além disso, poderá salvar muito tempo de trabalho quando você quiser criar anúncios para diferentes níveis de viajantes ou até mesmo pacotes para locais diferentes. Esse perfil de estratégia costuma impactar positivamente no Click Through Rate de seus anúncios!

 

5. Utilize todas as extensões de anúncios disponíveis!

Extensões de anúncios permitem melhorar a experiência do anúncio adicionando informações que motivam o usuário a clicar. As extensões de anúncios do Google AdWords incluem links extras, blocos de texto, telefones para ligação direta do buscador e endereços. Cada extensão tem um objetivo diferente e ajuda seu anúncio a ocupar um espaço maior na página de resultados, aumentando seu alcance e domínio.

 

6. Crie uma campanha institucional

Muitos anunciantes ficam em dúvida se devem usar como palavra-chave a própria marca da sua empresa. Além de garantir que sua empresa ficará melhor rankeada que seu concorrente (que poderá usar sua marca nas keywords dele), isso permite que você direcione seus potenciais clientes para uma página específica que os resultados orgânicos podem não rankear o suficiente.

Isso também permite exibir promoções e novidades diretamente no texto do anúncio, além de ter um custo por clique extremamente baixo e um índice de qualidade geralmente muito elevado.

 

7. Crie uma campanha com nomes dos concorrentes

Campanhas de concorrentes no AdWords são uma ótima forma de atingir potenciais clientes que já ouviram falar de determinada agência de turismo na sua área, porém nunca ouviram falar da SUA agência. Isso trará a oportunidade de ganhar dessas agências na página de resultados do Google através de ofertas diferenciadas. Para fazer isso, simplesmente adicione o nome deles em uma campanha exclusiva.
Importante: Nunca use anúncios com inserção dinâmica de keywords na campanha de concorrentes!

 

8. Pense no remarketing

O remarketing é sempre muito importante de estar presente em uma estratégia de AdWords. Ele permite exibir anúncios para pessoas que visitaram seu site mas foram embora sem converter. Digamos que você queira oferecer um cupom de desconto de 5% para pessoas que não fizeram um orçamento completo seu site. Isso irá incentivá-las a retornar ao site e fazerem o orçamento para o pacote de viagens desejado!

 

9. Configure o rastreio de conversões

As conversões são a coisa mais importante que você precisa analisar para medir o sucesso de uma campanha de Google AdWords. A MAIS IMPORTANTE.

Uma conversão é uma ação desejada em uma página que você escolheu. Muitas agências de viagens que vendem pacotes online podem medir as vendas como conversões. Outras, que não vendem online, podem medir em cima dos orçamentos realizados em determinadas páginas (através do envio de formulários).

 

10. Configure os dias e horários de campanhas

Uma estratégia eficiente porém subutilizada no AdWords para agências de viagens e turismo é configurar seus anúncios para que apareçam nos dias e horários mais adequados ao seu público alvo e ao horário de atendimento da agência de turismo. Por exemplo: por que ativar a campanha aos sábados se caso o cliente preencha um formulário sua equipe comercial poderá responder apenas na segunda-feira? Para isso você pode estruturar para que os anúncios rodem apenas em horário comercial e fiquem desabilitados (ou com pouco investimento) nos outros dias e horários!

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.