A mídia digital nos deixou mal acostumados. Antes nós víamos um anúncio de varejo e o mercado nos fazia, literalmente, procurar pelo produto que nos interessou. Isso valia para o shopping, para a lojinha ou para o grande hipermercado. Nada convergia para o que era anunciado.
Hoje você clica no anúncio e já cai (ou deveria) diretamente na página do produto, no formato que deseja, na cor que agradou e muitas vezes no modelo que você já tinha até se interessado antes (viva o remarketing!). E quanto maior o nível de personalização, maiores as chances de você converter.
Mas eu devo investir em anúncios de mídia ou na Landing Page?
Atualmente as empresas investem milhares de reais em estratégias que direcionam um volume massivo de tráfego, como Search Marketing, redes sociais, e-mail marketing e por aí vai. Isso é ótimo, mas o que acontece quando o visitante clica no anúncio/email? Se eles caem na página inicial do site, já está tudo errado!
Há muito investimento em tráfego, mas as empresas acabam deixando de lado a segunda parte da estratégia de geração de leads: a conversão! E aqui entram as landing pages.
O objetivo de uma landing page é um só: converter o visitante em um lead. Ou seja, seu foco é exclusivo em ROI positivo. E cada vez que converso com um novo cliente que informa que suas conversões estão baixas, a primeira análise reside na forma como elas convertem seus visitantes, e não na forma como elas os atraem.
O que potencializa a geração de um lead é uma boa Landing Page. Mas o que caracteriza ela como BOA? Podemos citar 3 tópicos principais:
Foco em conversão
Muitas empresas acham natural direcionar seus visitantes de mídia diretamente para a página inicial. Mas esquecem que o objetivo do site institucional é apresentar ao visitante a empresa e seus serviços. O objetivo da landing é CONVERTER esse visitante em um lead.
A lógica é simples: Você vê um banner com algo que interessa. Prefere acessar o site da empresa, procurar o produto, clicar em alguns links e chegar até ele, ou simplesmente acessar uma página que detalha esse produto, apresenta opiniões de outros clientes e facilita sua compra? Então
Métricas precisas
Você gastou R$ 5mil naquele anúncio maravilhoso. Investiu mais R$ 3mil em campanhas de Search Marketing. Mais R$ 2mil em campanhas de display e remarketing. Outros R$ 1mil foram investidos em ações de e-mail marketing. E agora, qual foi o faturamento gerado a partir de cada canal? Qual canal gerou mais leads? Qual resultou em visitantes que permaneceram por mais tempo no site? Se você vai investir R$ 1 em mídia digital, você precisa saber exatamente os resultados disso, segmentando cada origem de acesso. E uma landing page vai facilitar bastante
Redução de custos em mídia
Na prática as landing pages irão ajudar sua empresa na redução de custos em anúncios. Com mais conversões através de páginas focadas, você terá leads mais qualificados e com maior potencial de faturamento. Essa ação vai reduzir custos e lhe permitir focar em estratégias e canais com o melhor ROI, de acordo com seu segmento de negócio.
Resumindo: Invista na sua landing page. Não deixe-a de lado na estratégia digital
Não importa o seu objetivo com uma landing page, você vai converter mais visitantes em leads com ela do que com seu site institucional. Mas não considere isso apenas por esse artigo: A base do digital está no teste. Faça o seu e tenho certeza que identificará o real impacto dessa estratégia através de uma análise simples das estatísticas de acesso.