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Como otimizar sua estratégia de marketing B2B no Facebook

O Facebook pode atuar como uma excelente ferramenta de marketing B2B. Embora a abordagem ao público e o ciclo de vendas sejam diferentes do que é praticado no varejo, alguns elementos permanecem. É preciso gerar visibilidade de marca, prospectar clientes e desenvolver estratégias de retargeting.

Como fazer marketing B2B no Facebook

Um dos principais objetivos de uma campanha é aumentar a visibilidade e reconhecimento da marca, e isso não se limita apenas às empresas que atuam no mercado B2C. Mesmo para negócios B2B, é fundamental aproveitar as redes sociais para se conectar com executivos e diretores de outras empresas e oferecer seus serviços ou soluções.

Embora o processo possa ser mais complexo para alguns setores, é possível traçar uma estratégia de marketing efetiva para qualquer tipo de empresa, garantindo o retorno esperado. Acompanhe as informações a seguir e descubra todo o potencial da plataforma do Facebook para campanhas B2B.

Segmentação

O Facebook permite filtrar o alcance da publicidade. Você pode traçar um perfil de público com base nas conversões anteriores. Isso evita que o post seja exibido para gente que não tenha interesse no seu produto.

E não estamos falando apenas de idade, gênero ou localização geográfica. Você pode segmentar os usuários por profissão, indo atrás apenas de gerentes ou proprietários de pequenos negócios, por exemplo. Imagine oferecer um sistema de gestão de estoque diretamente ao dono do supermercado, ou então ao diretor de operações: as chances de retorno são muito maiores.

Esse controle fino possibilita trabalhar com vários anúncios ao mesmo tempo. Cada um pode ser direcionado a audiências específicas, oferecendo serviços diferentes.

Se a pessoa ainda não curte a página da sua empresa, ela pode receber uma oferta de degustação gratuita do serviço. O pessoal que já segue a fanpage pode visualizar outro banner – digamos, um desconto na aquisição de um segundo software. Mensagens personalizadas despertam mais a atenção da clientela.

Prospecção

Outra vantagem incontestável do Facebook é a geração de leads qualificados. Isso porque a ferramenta coleta não só dados pessoais, mas também meios de contato dos usuários.

Os lead ads incluem um breve formulário junto à peça publicitária. O recurso funciona como um call to action: “insira seu e-mail e cadastre-se para receber as novidades”; “clique aqui para saber mais sobre serviços gerenciados”.

O sujeito que vai do banner ao site da companhia avança no funil de compra. Toda essa movimentação rende estatísticas, os números funcionam como material para a equipe de marketing refinar ainda mais as estratégias futuras.

Quando você instala um pixel do Facebook no seu site, pode conferir quantos visitantes chegaram lá via anúncios pagos, qual foi o tempo médio de permanência do público e qual a taxa de rejeição – gente que abandona a página em poucos segundos.

Remarketing

Os leads que estacionam em dada etapa do funil de compra não devem ser encarados como clientes perdidos. Você pode ver neles a oportunidade de trabalhar o retargeting.

As configurações do Facebook Ads permitem restringir o anúncio a quem já tenha visitado uma URL anteriormente. Um exemplo: a landing page do seu serviço de hospedagem na nuvem.

A pessoa chegou a se interessar, mas não efetuou a compra. Pois, após a visita à página, ela continuará recebendo publicidade do serviço. Você define quanto tempo a campanha durará. Com esse lembrete constante, o lead pode se convencer de que a sua empresa é a melhor opção. Logo, vira cliente.

Viu só como o Facebook pode ser ótimo para marketing B2B? Então aproveite para conferir outras dicas no blog da Fator.

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