Fator | Performance Driven Marketing

5 formas de transformar o blog de construtora/imobiliária em gerador de Leads!

De forma geral alguns corretores de imóveis já entendem um pouco da fórmula para o sucesso no segmento de imóveis: em um mercado cheio de “generalistas”, posicionar-se como um expert em determinada região ou segmento faz com que você se destaque de todo o restante dos profissionais.

 

Se você tem uma construtora ou incorporadora e decidiu implementar um blog: ótimo! Essa é a estratégia ideal para atrair tráfego de qualidade, então tenho certeza que as dicas abaixo serão úteis para você:

 

1 – Crie conteúdo local

 

Ser um expert local é uma das melhores formas de se diferenciar em um mercado cheio de concorrentes. Se você está presente em uma cidade grande (e acho que podemos considerar Porto Alegre como uma cidade grande, apesar de suas limitações), você tem diversas áreas para se tornar um expert e extrair o máximo de rentabilidade.

Ao definir uma área regional de especialização, produza conteúdo sobre ela, sobre os eventos que estão por vir, novidades, negócios e, claro, sobre os empreendimentos a venda ou recentemente vendidos.

 

Existem ainda alguns benefícios ao produzir conteúdo para o mercado local:

 

  1. As pessoas que tendem a comprar (e vender) na região o verão como um especialista naquela área, e portanto uma “autoridade” naquele que é o maior investimento de vida delas (as suas casas)
  2. Você poderá produzir conteúdo que as pessoas desejam consumir e compartilhar. Por exemplo, se você produzir um post sobre algum negócio local, próximo a um empreendimento da sua construtora, esse negócio terá muito interesse em compartilhar seu post nas redes sociais e linkar para seu site, melhorando o posicionamento orgânico e aumentando o tráfego de qualidade que visita sua página.
  3. Se o conteúdo for de qualidade, você poderá encaminhar para sua base de prospects, compartilhando com pessoas que podem ter interesse em morar na sua região.

 

A proposta de valor está em tornar-se referência no segmento de imóveis de forma que as pessoas queiram sempre consultá-lo.

 

2 – Crie conteúdos sobre determinados nichos

 

Focar em determinados nichos ajuda sua construtora a se destacar. Não importa se são lofts, empreendimentos comerciais ou apartamentos de alto padrão, você passa a ter uma certa vantagem quando produz conteúdo específico para sua área de especialização.

 

3 – Adicione valor real ao seu conteúdo

 

Como qualquer estratégia de inbound marketing, é preciso produzir algo que agregue valor ao seu conteúdo e para seu público-alvo. E agregar valor significa algo que as pessoas querem e podem se beneficiar.

Significa conceder valor tangível a seus leitores. Seja na forma de informações úteis, dicas, ferramentas, ou simplesmente entretenimento e inspiração. Se não tiver valor, você está desperdiçando o tempo de todos. Principalmente o seu próprio.

 

4 – Conheça o seu cliente

 

Conhecer o seu cliente deveria ser a exigência número 1. Tudo fica mais fácil quando você conhece o seu alvo e conversa diretamente com ele.

 

Você pode fazer isso de diversas formas:

 

  1. Respondendo dúvidas comuns dos seus clientes em forma de posts no blog
  2. Identificando seu cliente ideal. “Qual o perfil de cliente que eu gostaria de escolher se isso fosse possível?”. Converse diretamente com esse perfil de cliente em todas as comunicações.

 

E o conteúdo não precisa ser necessariamente voltado ao segmento imobiliário. Mas deve ser relevante para seu público de alguma forma. A chave é agregar valor de todas as formas possíveis para o seu público.

 

5 – Não seja “vendedor”

 

Ninguém gosta de ser vendido, e um blog não é uma oportunidade de venda. O objetivo está em encorajar as pessoas a interagirem e consumirem seu conteúdo, e quanto mais elas tiverem engajadas, mais confiança terão na sua empresa e maior a tendência de realizarem uma compra de você no futuro. Não arruíne essa confiança sendo arrogante, vendedor ou simplesmente marqueteiro e promocional.
Resumindo, existem diversos perfis de conteúdo que você pode trabalhar. Você não está limitado a uma região ou tópico, mas deve priorizar aquelas áreas onde é possível se diferenciar. O objetivo é que as pessoas enxerguem você como uma referência no segmento.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.